14 de julho de 2023
Idosos apresentaram maior domínio dos recursos digitais após projeto no Cras./ Foto: Divulgação.
Yngrid Horrana
S. R. MINAS – A Secretaria de Assistência Social de São Roque de Minas iniciou nesta semana o projeto “Inclusão Digital na Melhor Idade”, que tem o objetivo de incentivar a participação da pessoa idosa com 60 anos ou mais no meio digital e estimular a autoestima, socialização e memória.
Segundo a secretaria, o projeto é desenvolvido gratuitamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e pode contemplar até 100 pessoas. incrições estão abertas para idosos com cadastro no Cadastro Único (CADÚnico) do município.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Gilvânia Santos Faria Narciso, o poder público, a família e a sociedade possuem um papel fundamental nas ações voltadas para a comunidade idosa na contribuição para que tenham a dignidade assegurada. “Nosso objetivo é proporcionar a essas pessoas um envelhecimento digno, repleto de bem-estar e participação ativa na comunidade, propiciando, assim, uma maior qualidade de vida”, disse.
Segundo a secretária, as atividades desenvolvidas no projeto incluem aulas práticas e teóricas, com apresentação e modo de uso de aplicativos, como o WhatsApp, Zoom, Facebook, Instagram e YouTube. “Tais exercícios devem compactuar com a autonomia, integração e participação da pessoa idosa na sociedade, além de fortalecer os vínculos familiares”, enfatizou.
“O programa é benéfico porque articula as vivências e possibilita o enfrentamento às questões cotidianas de acessibilidade. Existe uma troca de conhecimento mútua na inclusão digital, sobretudo, porque o projeto oferece atenção devida aos idosos, fortalecendo a rede socioassistencial no município, integrando e ampliando oportunidades de uma vida com qualidade. Em São Roque de Minas incluir é prioridade. A bagagem de cada pessoa idosa importa e expressa o conhecimento e cultura adquirida aqui”, destacou a secretária.
Conforme a secretária, também as atividades ocorrem semanalmente, na unidade do Cras, localizada na avenida Prefeito Nilzo de Faria, 60, no bairro Maria Rodarte. Segundo ela, as inscrições estão abertas para os idosos que tem cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) no município.