Leonardo Natalino
PASSOS – São Paulo e Flamengo decidem o confronto de volta da decisão da Copa do Brasil na tarde deste domingo, 24, às 16h, no Morumbi. A vitória tricolor no Maracanã, por 1 x 0, favorece o clube paulista no roteiro da competição, já que nenhum time que perdeu a primeira partida como mandante conseguiu reverter a desvantagem no jogo da volta.
Esse é apenas o terceiro caso em que o time que disputou a primeira partida diante da torcida terminou derrotado. Em 2016, o Atlético sofreu um revés para o Grêmio por 3 x 1 no Mineirão, e, na volta, o empate em 1 a 1 deu o título ao tricolor gaúcho. Na decisão da Copa do Brasil de 2020, o Palmeiras venceu o Grêmio na Arena por 1 x 0 no primeiro duelo, e confirmou o título no Allianz Parque, em nova vitória por 2 x 0.
Por outro lado, o Flamengo tem uma estatística a seu favor. 55% dos campeões da Copa do Brasil conquistaram o título como visitante na partida de volta. O próprio Rubro-Negro contribui para os números, por conta do título de 1990, quando venceu o Goiás por 1 x 0 na ida, como mandante, e empatou em 0 x 0 na volta, como visitante.
Decisões
Esta é a decisão de número seis entre Flamengo e São Paulo. A vantagem no histórico é rubro-negra, com três títulos conquistados sobre o Tricolor. O clube carioca foi campeão da Copa Ouro (1996), Copa dos Campeões Mundiais (1997) e Copa dos Campeões (2001). O São Paulo levou a Supercopa Libertadores (1993) e a Copa dos Campeões Mundiais (1996).
No retrospecto de jogos entre as equipes, a vantagem é são paulina. São 57 vitórias e 235 gols tricolores contra 48 vitórias e 196 gols rubro-negros.
Megaevento
O São Paulo prepara um megaevento para a decisão de hoje. O intuito é que o torcedor possa chegar cedo e aproveitar a data com entretenimento para além da partida em si. O clube distribuirá bandeirinhas aos torcedores e a esquadrilha da fumaça fará uma apresentação antes do apito inicial. As ações são organizadas pelo marketing do clube em parceria com a CBF.
Crise
É impossível prever o placar e o vencedor de hoje, mas uma coisa é certa: segunda-feira, um dos clubes entrará em crise. Pelo lado rubro-negro, o vice-campeonato decreta o péssimo ano da equipe, que mesmo com o faturamento de R$ 1 bilhão no ano passado, perdeu todos os títulos que disputou. Neste ano, o Flamengo perdeu a Taça Guanabara, o Campeonato Carioca, a Recopa Sul-Americana, a Supercopa do Brasil, o Mundial de Clubes, a Libertadores e, no Brasileirão, está apenas na sétima posição, com chances reais de não se classificar para a Libertadores de 2024.
Por ter focado exclusivamente nas copas, o São Paulo corre risco de rebaixamento no Brasileirão. Com um jogo a menos, a equipe tricolor está a apenas quatro pontos do Z-4. Perder o título hoje causaria grande impacto emocional nos atletas, e a sequência pós-derrota pode decretar o fracasso do clube nesta temporada, já que enfrenta o Corinthians, que também luta contra o rebaixamento, dois jogos após a final.