Destaques Geral

Santuário prepara procissão, carreata e novena em celebração à N. Sa. da Penha

30 de agosto de 2024

Paróquia ainda organiza a tradicional festa dedicada à santa, com venda de comidas, leilões, bingos e apresentações musicais. FOTO: DIVULGAÇÃO

Carlos Renato

 

PASSOS – O Santuário de Nossa Senhora da Penha em Passos começa a partir desta sexta-feira, 30, a tradicional festa dedicada à santa, que se estende até o dia 8 de setembro. Procissão, carreata, novena e missas com a participação de padres da região também estão sendo organizadas pela paróquia.

De acordo com o padre Aloisio Miguel Alves, o tema escolhido para nortear os dias de novena será ‘Maria, Mãe dos Sacerdotes’. “Todos os dias da festa teremos a nossa procissão da aurora, saindo das comunidades de Santo Antônio, Capelinha da Penha e Santuário, às 5h30, em direção à Capela Nossa Senhora da Penha, onde celebramos a Santa Missa”, informou.

“No Santuário, às 19h, acontece a novena e missas solenes, com a presença dos padres convidados: Júlio, do Carmo do Rio Claro; Richard, de Guaxupé; Reginaldo, de Alpinópolis; Gustavo, de Capetinga; Leandro, de Areado; Hudson, do Carmo do Rio Claro; e Valdenísio, Willian e Janício, ambos de Passos”, disse o sacerdote.

Conforme cronograma da celebração à santa, no dia 7 de setembro (sábado), às 10h, acontece uma carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha, saindo do Santuário. No dia 8 (domingo), às 10h15, terá uma solenidade eucaristia em comemoração ao dia da santa, e às 18h, uma procissão luminosa, saindo da Capelinha da Penha, em direção do Santuário, onde acontece a missa solene de encerramento.

Festa

O setor social da paróquia promove todas as noites, durante o período festivo, leilões, bingos e venda de comidas na ‘Tenda de Nossa Senhora da Penha’, que foi instalada em frente ao Santuário. Será vendido refrigerantes, sucos, chopp, cervejas, churrasco, macarrão, caldo de feijão, pizza e brindes.

O evento conta ainda com apresentações musicais dos cantores Alexandre Lima e Ailton Cesar e Guilherme Maia e das bandas Os Coroné e Saudade da Zona.

“A festa é muito tradicional e esperada por todos nós. O público tem aumentado a cada ano. Estamos sentindo que a festa está tomando um novo rumo, rumo bom e bonito. Portanto, nossas expectativas são as melhores. É uma festa muito familiar e preparada com muito carinho, fé e oração, sob o manto de Nossa Senhora da Penha”, ressaltou o padre Aloisio.

Conforme informou o sacerdote, o valor arrecadado no evento será destinado para a conservação e manutenção da paróquia. “Com a ‘Festa da Penha’, já trocamos todo o som e telhado do Santuário, colocamos a energia fotovoltaica e refizemos o telhado e trocamos o piso da Capelinha da Penha, bem como, construímos o muro da capela que havia caído com chuva; trocamos também o piso do salão da capela de Santo Antônio”, destacou.

Aloisio prevê que a restauração da Capela da Penha está orçada em R$ 470 mil e a verba arrecadada durante a festa será importante para esse projeto. “Tem a pintura do Santuário, entre outras coisas. Lugares para investir não estão faltando. É uma luta constante. Nossos prédios são grandes. Tudo fica mais caro. Mas, graças a Deus, nosso povo é bom e generoso”, frisou.

Ele lembra ainda que a Festa de Nossa Senhora da Penha mantém a tradição e promove a cultura, sendo fundamental no processo de evangelização da paroquia.

“É momento oportuno para cultivar e aprofundar nossa espiritualidade e fortalecer nossa identidade paroquial, fomentar a pastoral de conjunto, uma vez que todas as pastorais e movimentos estão envolvidas no serviço generoso durante a festa, bem como, expandir a devoção à santa. Esperamos você para festejar conosco sob o olhar e a proteção de Nossa Senhora da Penha”, convidou o padre Aloisio.