CÁSSIA – O Santuário de Santa Rita de Cássia recebeu 1,3 mil pessoas no último domingo, 27, durante a 1ª “Peregrinação Diocesana dos Catequistas”. O encontro também celebrou os 40 anos do documento ‘Catequese Renovada’ e o 3º ano ‘Vocacional do Brasil’.
Segundo o assessor diocesano para Catequese, padre Dione Piza, estiveram reunidos catequistas de todas as paróquias da Diocese de Guaxupé e de outras paróquias para celebrar o ‘Dia do Catequista’.
“A primeira ‘Peregrinação dos Catequistas ao Santuário’ superou em muito nossas expectativas. Foi uma oportunidade excelente para nos encontrarmos e celebrarmos a alegria de sermos catequistas! Além de aprimorarmos uma das dimensões essenciais da catequese: a espiritualidade”, afirmou Piza.
Conforme o cronograma do evento, o tema do encontro foi: “A alegria de ser catequista”. A programação teve início às 8h com a acolhida dos fiéis; às 9h, aconteceu o momento de espiritualidade, assessorado pelo padre Reginaldo Silva, pároco da igreja São Sebastião, de Alpinópolis.
Segundo o cronograma, o encontro começou com um café solidário, momento de partilha, alegria e confraternização, tendo em vista que esta foi a primeira aglomeração dos catequistas depois do período de pandemia. Às 10h foi celebrada a Santa Missa pelos catequistas presidida pelo Bispo da Diocese de Guaxupé, Dom José Lanza Neto e concelebrada pelo padre Michel Pires, reitor do santuário, padre Dione Piza, assessor diocesano para Catequese, padre Alexandre Gonçalves, coordenador pastoral da Diocese de Guaxupé, padre Reginaldo Silva, vigário episcopal e Padre Mateus, do Mosteiro de Claraval.
“Que bom estarmos aqui reunidos nesse santuário tão querido, dedicado à Santa Rita de Cássia. Queremos saudar nossos catequistas com uma grande salva de palmas. Eles estão aqui hoje, vindo de perto e vindo de longe, exatamente para esse nosso Encontro, essa nossa Eucaristia. E, marcando o dia de hoje, no mês Vocacional, no Ano Vocacional, esse ministério dado aos leigos e leigas, aos nossos catequistas. Celebremos com muita gratidão ao nosso Deus por ele nos enriquecer de uma forma extraordinária, uma forma tão bonita, a sua Igreja aqui na Diocese de Guaxupé”, discorreu Dom José Lanza Neto.
Padre Alexandre enfatizou a importância do encontro no santuário. “Catequista, não deixe que roubem de si a comunidade. É nela que experimentamos com ternura e rigor Jesus Cristo no meio de nós. Jesus olhou para vocês todos com amor e por amor e chamou-os para esta sublime vocação, este tesouro maravilhoso de serem catequistas. De ajudarem muitos e muitas a terem acessa na vida, a luz, a chama da fé, do amor e da caridade. Viva vocês catequistas!”, disse.