30 de setembro de 2023
CAPS AD disponibiliza atendimentos gratuitos coletivos e individuais com profissionais capacitados./ Foto: Divulgação.
Tamiris Figueiredo
PASSOS – A equipe da Medicina do Trabalho e Saúde para o Trabalhador da Santa Casa de Passos promoveu palestras e workshops, além de campanhas de conscientização sobre o “Setembro Amarelo”, com a participação de uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, psicólogos e médicos.
Segundo os organizadores da campanha, o objetivo dos eventos foram sensibilizar e conscientizar a população da importância da prevenção do suicídio e do cuidado com a saúde mental, com o tema: “Se precisar, peça ajuda!”. Na segunda-feira passada, 25, a Santa Casa realizou palestras com a médica do Trabalho, Ana Claudia Menali, e com a psicóloga, Luciane Medeiros.
De acordo com o hospital, os encaminhamentos para tratamento da doença são realizados pelos próprios coordenadores ou mediante livre demanda dos colaboradores, onde têm acesso à equipe multidisciplinar da instituição, com abordagem em quatro dimensões humanas: mente, corpo, coração e espírito.
Segundo a psicóloga da Santa Casa, Niany Farjala, é fundamental que familiares e pessoas próximas lidam com delicadeza e cuidado, levando a sério os sinais da pessoa que não está bem psicologicamente. “O encaminhamento para profissionais de saúde é crucial, seja através da rede pública ou privada, uma vez que se trata de um problema sério de saúde, que requer assistência o mais rápido possível. Nunca devemos desprezar esses sinais e devemos buscar apoio nos serviços de saúde disponíveis, como postos de saúde, CAPS, profissionais de planos de saúde, além do apoio da família e amigos”, enfatizou.
Conforme informou a profissional, atualmente o hospital firmou parcerias com postos de saúde do município. Neste ano, o Estratégia da Saúde da Família (ESF) Santa Luzia organizou palestras para discutir sobre saúde mental e a importância dos tratamentos.
Segundo a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) de Passos, Nágila Medeiros Couto, o local disponibiliza atendimentos gratuitos coletivos e individuais com profissionais capacitados para tratamento da saúde mental durante todo o ano.
“O CAPS AD atende pessoas com transtornos mentais associados ao uso de bebida e/ou outras drogas, onde oferece atividades em grupos e em oficinas terapêuticas. Aquelas pessoas que estão passando por momentos de crise são atendidas no local por demanda espontânea ou através de encaminhamentos. Inicialmente é realizado acolhimento, consulta psiquiátrica e construído Projeto Terapêutico Singular (PTS) para o usuário”, explicou Nágila.
De acordo com informações do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022 foram registrados 16.262 suicídios no Brasil. A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, indicou que houve um aumento de 43% no país de 2010 a 2019.
No Brasil, existem canais de atendimento dedicados a ajudar pessoas que enfrentam pensamentos suicidas. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio por meio de ligações telefônicas, chat online e atendimento pessoal. As ligações para o CVV, em parceria com o SUS, pelo número 188, são gratuitas de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Além disso, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS’s) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro e Hospitais, estão disponíveis para atendimento.