Destaques Saúde

Santa Casa realiza campanha e eventos de prevenção ao suicídio

30 de setembro de 2023

CAPS AD disponibiliza atendimentos gratuitos coletivos e individuais com profissionais capacitados./ Foto: Divulgação.

Tamiris Figueiredo

PASSOS – A equipe da Medicina do Trabalho e Saúde para o Trabalhador da Santa Casa de Passos promoveu palestras e workshops, além de campanhas de conscientização sobre o “Setembro Amarelo”, com a participação de uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, psicólogos e médicos.

Segundo os organizadores da campanha, o objetivo dos eventos foram sensibilizar e conscientizar a população da importância da prevenção do suicídio e do cuidado com a saúde mental, com o tema: “Se precisar, peça ajuda!”. Na segunda-feira passada, 25, a Santa Casa realizou palestras com a médica do Trabalho, Ana Claudia Menali, e com a psicóloga, Luciane Medeiros.

De acordo com o hospital, os encaminhamentos para tratamento da doença são realizados pelos próprios coordenadores ou mediante livre demanda dos colaboradores, onde têm acesso à equipe multidisciplinar da instituição, com abordagem em quatro dimensões humanas: mente, corpo, coração e espírito.

Segundo a psicóloga da Santa Casa, Niany Farjala, é fundamental que familiares e pessoas próximas lidam com delicadeza e cuidado, levando a sério os sinais da pessoa que não está bem psicologicamente. “O encaminhamento para profissionais de saúde é crucial, seja através da rede pública ou privada, uma vez que se trata de um problema sério de saúde, que requer assistência o mais rápido possível. Nunca devemos desprezar esses sinais e devemos buscar apoio nos serviços de saúde disponíveis, como postos de saúde, CAPS, profissionais de planos de saúde, além do apoio da família e amigos”, enfatizou.

Conforme informou a profissional, atualmente o hospital firmou parcerias com postos de saúde do município. Neste ano, o Estratégia da Saúde da Família (ESF) Santa Luzia organizou palestras para discutir sobre saúde mental e a importância dos tratamentos.

Segundo a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) de Passos, Nágila Medeiros Couto, o local disponibiliza atendimentos gratuitos coletivos e individuais com profissionais capacitados para tratamento da saúde mental durante todo o ano.

“O CAPS AD atende pessoas com transtornos mentais associados ao uso de bebida e/ou outras drogas, onde oferece atividades em grupos e em oficinas terapêuticas. Aquelas pessoas que estão passando por momentos de crise são atendidas no local por demanda espontânea ou através de encaminhamentos. Inicialmente é realizado acolhimento, consulta psiquiátrica e construído Projeto Terapêutico Singular (PTS) para o usuário”, explicou Nágila.

Casos de suicídio no Brasil

 De acordo com informações do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022 foram registrados 16.262 suicídios no Brasil. A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, indicou que houve um aumento de 43% no país de 2010 a 2019.

No Brasil, existem canais de atendimento dedicados a ajudar pessoas que enfrentam pensamentos suicidas. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio por meio de ligações telefônicas, chat online e atendimento pessoal. As ligações para o CVV, em parceria com o SUS, pelo número 188, são gratuitas de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Além disso, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS’s) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro e Hospitais, estão disponíveis para atendimento.