Destaques Educação Geral Saúde Social

Santa Casa prevê vestibular do curso de Enfermagem em dezembro

27 de setembro de 2024

Entidade ainda estuda o número de vagas que estarão disponíveis e a data do início do curso./ FOTO: Reprodução

Carlos Renato

PASSOS – A Santa Casa de Misericórdia de Passos prevê a realização do vestibular do curso de Enfermagem na primeira quinzena de dezembro. O credenciamento do curso foi feito pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada.

Segundo informações do médico e presidente da Santa Casa de Passos, Flávio Dutra, a proposta da criação da Faculdade Santa Casa de Passos (FSCP) surgiu do compromisso em promover um projeto com atuação na formação humana e profissional, para o cuidado assistencial e na gestão na saúde.

“O objetivo será promover a saúde da comunidade regional utilizando-se de recursos tecnológicos disponíveis, através de talentos humanos em constante desenvolvimento e pelo respeito aos valores éticos, morais e espirituais”, ressalta.

Para Flávio, o curso de enfermagem deve considerar o perfil profissional do egresso que se pretende formar, o contexto educacional, características locais e regionais do mercado e da saúde. “Em seguida estruturamos a matriz curricular e metodologias de ensino com novas práticas no campo do conhecimento para alcançar os objetivos proposto no curso”, disse.

“Assim, o curso de Enfermagem da FSCP formará um enfermeiro generalista, humanista, crítico e reflexivo. Um profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes, além de estar capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano”, afirma o médico.

Para Flávio, além da nova instituição de nível superior, a mantenedora tem anos de experiência na formação de profissionais de nível técnico, através da Escola Técnica Professor José Paulo de Souza.

“Desde 2005 com uma visão de inovação, qualidade e inclusão social, a Santa Casa já atende a comunidade oferecendo três cursos técnicos profissionalizantes de nível médio nas áreas de Enfermagem, Farmácia e Administração, com 40 vagas em cada curso anualmente. Deve-se salientar que o curso é totalmente gratuito, possibilitando o acesso de candidatos de baixa renda per capita”, destaca.

De acordo com o médico, para atender os desafios inerentes do processo de transformação das realidades econômica, política e social do município e região, a Santa Casa ainda criou, em 2015, a Unidade de Ensino e Pesquisa (Unep), que gerencia, organiza e promove a formação profissional e acadêmica em saúde, desenvolvendo e coordenando pesquisas clínicas e projetos de inovação, além de disseminar o conhecimento.

Conforme informações da Santa Casa, devem fazer parte do projeto da nova faculdade, o provedor da mantenedora, Vivaldo Soares Neto; o vice-provedor, Rodrigo Silveira de Almeida; o diretor Geral e Acadêmico, Daniel Porto Soares; a vice-diretora Geral e Acadêmico, Cecilia Anita Marques Guimarães; e a secretária geral de Graduação, Patrícia de Oliveira Silva.

Segundo a entidade, a coordenação do curso será de responsabilidade da professora e médica Maria Ambrosina Cardoso Maia. O núcleo docente estruturante fica a cargo de Bartira Aparecida Cury Silva, Fernanda Mateus Queiroz Schmidt, Jean José da Silva, Maria Ambrosina Cardoso Maia e Raquel Dully Andrade

Os docentes do curso de Enfermagem serão Aline Oliveira Russi Pereira, Bartira Aparecida Cury Silva, Fernanda Mateus Queiroz Schmidt, Flavio Dutra Miranda, Jean José Silva, José Ronaldo Alves, Josy Maria Maximiano Silva, Luciana Aparecida Gonzaga Oliveira, Maria Ambrosina Cardoso Maia, Priscila Freitas Neves Gonçalves, Raquel Dully Andrade, Sabrina Thalita dos Reis e Thais Lopes da Silva Trindade.

A instituição de saúde informou que o número de vagas e a previsão de início das atividades da faculdade e do curso ainda estão em fase de análises e estudos. A Santa Casa não informou quanto será investido com a FSCP.