Destaques Geral

Santa Casa premia bebês no ‘Agosto Dourado’ em Paraíso

2 de setembro de 2024

Ganhadoras do concurso sobre amamentação foram premiadas em evento realizado pela Santa Casa de Paraíso. foto: DIVULGAÇÃO

S. S. PARAÍSO – A Santa Casa de São Sebastião do Paraíso encerrou ontem as celebrações do “Agosto Dourado” e a campanha de incentivo à amamentação. Durante todo o mês foi realizado um trabalho de divulgação sobre o aleitamento materno. Na sexta-feira,30, ocorreu a premiação dos três bebês ganhadores de um concurso de fotografia realizado para promover o tema.

O “Agosto Dourado” é um movimento global que celebra o aleitamento materno, simbolizado pela cor dourada que representa o “padrão ouro” da amamentação.

Amamentar é um ato de amor e saúde. Como em anos anteriores, mais uma vez a Santa Casa de Paraíso se une a essa causa, apoiando e orientando as mães para garantir que cada pequeno comece a vida com o melhor que a natureza oferece. Conforme Marina Panacci, terapeuta ocupacional, a escolha do dourado um significado especial. “Ele remete ao ouro, à riqueza de amamentar e é associado ao padrão da qualidade deste alimento tão essencial aos bebês”, observa.

Ela destaca que na Santa Casa existe uma equipe multiprofissional que se reúne para eleger quais as campanhas que serão realizadas ao longo do ano e o aleitamento materno é um deles.

“Neste trabalho é enfatizada a importância de cada profissional, seja a nutricionista, a enfermeira, a terapeuta, a psicóloga e o médico, todos têm uma função essencial neste processo de orientação às mães sobre o cuidar e o amamentar os bebês, principalmente nos primeiros seis meses de vida”, afirma Marina.

“Normalmente é feito um trabalho interno, mas em agosto a mobilização se torna maior para abranger as mães pacientes, as puérperas, as gestantes ou as que estão com seus filhos internados. O objetivo é alcançar o maior número de pessoas e conscientizar sobre a importância do aleitamento”, comenta.

Marina ressalta que aspectos como o acolhimento, o estímulo, a alimentação, questões emocionais e afetivos além do envolvimento com diversas atividades, são fundamentais para que as mamães possam estar cada vez mais aptas para o momento e todo o período da amamentação.

“Temos um grupo de apoio às mães que se reúne semanalmente e todas estas questões puderam ser trabalhadas com mais intensidade e faz toda a diferença”.

Concurso

Dentre as atividades do “Agosto Dourado”, a Santa Casa de Paraíso realizou um concurso de fotografias de mães amamentando bebês, que teve o apoio da fotógrafa Cissa Santos.

Os vencedores foram Daniele Picirillo, que é mãe dos gêmeos Bento e Mateo, em primeiro lugar; Tainara Tavares Silva e o filho Benjamin Lucca, em segundo; e a terceira colocação foi de Gabriella Nunez, com o filho Matteo Nunez. Eles ganharam prêmios como kit de beleza, um dia de beleza e uma sessão de fotos. Após a premiação houve uma confraternização entre as participantes, pais, bebês e a equipe da Santa Casa.