Destaques Geral

Santa Casa e Atenas promovem campanha do ‘Agosto Dourado’

16 de agosto de 2024

Evento aborda sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da criança / Foto: Reprodução

Luisa Scandorilli

 

PASSOS- A Santa Casa de Passos, em parceria com a Faculdade Atenas, promove neste sábado, 17, entre 8h e 12h, na praça da Matriz, uma campanha de conscientização sobre o ‘Agosto Dourado’ e importância do aleitamento materno.

De acordo com a assessora da faculdade, Vanessa Queiroz, a ação terá orientações, esclarecimento de dúvidas sobre a amamentação, palestras e recreação para as crianças, além de atendimento individual a mulheres que estiverem amamentando.

“Realizaremos também aferição de pressão arterial, glicemia capilar, além de testes rápidos, vacinação e verificações de medidas corporais nas crianças”, disse.

Segundo Vanessa, o evento terá ainda o ‘Hora do Mamaço’, momento em que as mães vão amamentar os filhos ao mesmo tempo e em praça pública.

Conforme a assessoria de comunicação da Santa Casa, a parceria tem como objetivo alcançar o maior número de pessoas.

“Além disso, é válido abordar o assunto em conjunto com o Banco de Leite da Santa Casa, o qual promove essa ação de tamanha relevância e que deve ser ressaltada de forma para que toda a população tome conhecimento”, informa o hospital.

Agosto Dourado

A campanha ‘Agosto Dourado’ teve início em um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 1990 com objetivo de criar a Declaração de Innocenti, voltada para a amamentação.

No ano seguinte foi criada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação que instaurou a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A semana inaugurou a campanha do ‘Agosto Dourado’, que foca na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança por meio da amamentação.

Vitalidade

De acordo com a nutricionista da UTI Neonatal, UTI Cardioped e do Banco de Leite da Santa Casa, Laura da Costa Silva, mensalmente é fornecido leite humano pasteurizado para 23 bebês.  “Todos esses pacientes são prematuros extremos, que estão internados na UTI Neonatal da própria Santa Casa”, ressaltou.

Segundo Laura, o controle de qualidade do leite materno recebido no banco passa por processos de pasteurização e dosagem de consumo dos recém-nascidos da UTI Neonatal, que tem indicações individuais da quantidade do alimento.

De acordo com a profissional, ao ser identificada a necessidade do recém-nascido, o leite pasteurizado passa pelo processo de porcionamento, sendo distribuído em horários predeterminados.

“É valido ressaltar que todo processo de qualidade é guiado pela legislação vigente, que determina técnicas e normas para a realização dos procedimentos, garantido total qualidade e segurança ao processo” frisou.

“O leite materno possui anticorpos e células de defesa que protegem o recém-nascido de infecções e de alergias, além de prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas no futuro e ter sua composição modificada durante a mamada e crescimento do bebê, fornecendo os nutrientes necessários para aquela fase da vida”, afirma.

Segundo ela, as fórmulas industrializadas, são alimentos ‘padronizados, feitos à base de modificações de nutrientes que estão no leite de vaca ou cabra. “Assim, não ofertam anticorpos, células de defesa e nem suprem essa necessidade de nutrientes ao longo do desenvolvimento e nem oferecendo esses anticorpos e nutrientes”, aponta.

De acordo com a nutricionista, o leite materno é vital para o desenvolvimento da criança.

“Com relação aos nutrientes, podemos destacar carboidratos específicos e gorduras de boa qualidade que contribuem para o neurodesenvolvimento (raciocínio, memória, inteligência, função motora, processamento de linguagem) e das células de defesa e anticorpos que contribuem para a proteção de infecções e prevenção de doenças crônicas”, destacou a nutricionista da Santa Casa.