3 de junho de 2024
No dia 1º de julho acontece a entrega oficial de uma ambulância de Unidade de Suporte Avançado no município / Foto: Divulgação
S. S. PARAÍSO – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em São Sebastião do Paraíso ganhou duas novas viaturas e passa a contar com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) no início de julho, possibilitando ampliação do atendimento no município. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Morais durante audiência pública na Câmara dos Vereadores
Segundo o prefeito, no dia 1º de julho acontece a entrega oficial de uma ambulância USA no município. Ele ressaltou que a viatura contará com recursos e tecnologia de ponta para o atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos.
Segundo ele, a nova ambulância difere da atual em funcionamento que é uma Unidade de Suporte Básico (USB). No atendimento feito pela USA atuam o condutor socorrista, um médico e um enfermeiro, enquanto no serviço básico operam o condutor socorrista, técnico em enfermagem ou enfermeiro, que são utilizados para atendimento de ocorrências de menor gravidade. A USB em funcionamento será mantida na cidade para fortalecer o atendimento público existente.
Samu no município
O Samu foi implantado em São Sebastião do Paraíso em fevereiro de 2015. A unidade está instalada na Avenida Zezé Amaral, n° 630, no bairro Cristo Rei. Ao ligar gratuitamente para o número 192, o cidadão é atendido pelo Técnico Auxiliar de Regulação Médica (T.A.R.M.) na base em Varginha, que colhe dados de endereço, ponto de referência, nome e número do telefone do solicitante e o tipo de ocorrência, e após direciona ao médico regulador, que faz as primeiras orientações, enquanto a ambulância é encaminhada ao local solicitado.
Em março de 2021, o Ministério da Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas Gerais (CISSUL) assinaram, em Brasília, um convênio para a implantação de 14 novas bases do Samu e melhorar os serviços das unidades existentes na região e na prestação de serviço a uma população estimada de 800 mil pessoas. Na época, a medida atendia reivindicação do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.
Pacheco apontou que naquele momento de pandemia, o reforço dos 14 veículos mencionados seria de vital importância, principalmente visando, naquela oportunidade, minimizar com urgência os efeitos da pandemia da covid-19. As ambulâncias seriam utilizadas como bases descentralizadas e, assim, podendo atender a um número maior de pessoas.
A medida atenderia demanda do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (CISSUL). Trata-se de um dos maiores consórcios de saúde pública do Brasil e que conta com 35 bases descentralizadas. Atualmente, são cerca de 2,6 milhões de habitantes atendidos em 153 municípios mineiros.