15 de fevereiro de 2025
Atividades do projeto são destinadas a jovens de 14 a 17 anos / Foto: Reprodução
Vinícius Borges
PASSOS – A Sociedade de Assistência ao Menor de Passos (Samp) está com vagas abertas para as atividades do Projeto Social Preparar, voltadas para jovens de 14 a 17 anos. As inscrições são feitas das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, e estão disponíveis enquanto houver vagas.
Segundo a assistente social Pamela Cibele da Silva Lima, o projeto é gratuito e tem como objetivo atender adolescentes no período vespertino, com atividades para contribuir com o desenvolvimento emocional, físico e social, proporcionando um ambiente inclusivo e qualidade de vida para os participantes.
As atividades são jiu-jitsu, equitação, redação, inglês, xadrez, informática e atividade em grupo com uma psicóloga. Elas acontecem de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h, sendo duas atividades por dia, com direito a lanche entre uma atividade e outra.
“O objetivo do projeto é promover um ambiente acolhedor e inclusivo, onde os adolescentes se sentem seguros e confortáveis para expressar suas preocupações e buscar ajuda quando necessário, contribuindo assim para a promoção de bem-estar e da resiliência em suas vidas”, afirma Pamela.
De acordo com ela, são 30 vagas para cada atividade, com os inscritos podendo escolher quantas atividades quiserem. Para fazer a inscrição é necessário apresentar o comprovante de endereço, RG, CPF, uma foto 3×4, declaração escolar e folha resumo do cadastro único.
“As inscrições começaram em fevereiro. O ideal seria completar as vagas também em fevereiro, mas caso as vagas não sejam preenchidas, serão realizadas inscrições enquanto houver vagas disponíveis. O projeto terá início em março, após o Carnaval”, disse a educadora social Brenda Machado Reis.
Brenda ressalta que o objetivo do projeto é facilitar o desenvolvimento integral dos participantes, promovendo o acesso aos direitos e contribuindo para o enfrentamento da violação de direitos.
“Esse objetivo será alcançado por meio da conscientização e entendimento dos direitos e deveres, da ampliação dos conceitos gerais, do despertar da reponsabilidade e do compromisso por meio de engajamento em atividades esportivas, culturais, educacionais e de lazer. O objetivo visa, ainda, ampliar as oportunidades em todos os aspectos da vida dos participantes”, afirma Brenda.