Ícone do site Folhadamanha

Samp abre inscrições para projeto esportivo

AS AULAS SERÃO MINISTRADAS EM TRÊS DIAS DA SEMANA NA QUADRA DO TAPETÃO./ Foto: Divulgação.

PASSOS – A Sociedade de Assistência ao Menor de Passos (Samp) abriu inscrições para o projeto “Vencedores”, voltado para estudantes entre 12 e 16 anos e matriculados nas escolas públicas. Segundo a instituição, o projeto consiste em oferecer aulas semanais de futebol soçaite, proporcionando um ambiente saudável para o desenvolvimento dos adolescentes, ofertando oportunidades para uma melhor qualidade de vida e ampliando as chances de transformar a realidade e a mentalidade por meio da prática esportiva.

De acordo com a assistente social da entidade, Pamela Cibele da Silva Lima, as metas a serem alcançadas no projeto consiste em favorecer o acesso ao esporte e ao lazer, ofertar um ambiente saudável e seguro, contribuir para a inclusão social e o acesso aos direitos, além de proporcionar oportunidades de desenvolvimento e crescimento social.

“A partir do conhecimento dessa realidade e do dever em propor ações que viabilizem o acesso e a garantia aos direitos dos adolescentes, a Samp, enquanto entidade, que tem como compromisso prestar assistência para esse público, através da elaboração desse projeto, que propõe medidas que atuem na prevenção e no combate às consequências negativas das desigualdades sociais, usando o futebol como agente transformador”, disse a assistente social.

Segundo a entidade, as atividades em 2023 estão previstas para começar neste mês de maio e encerrar em dezembro, que frequentarão aulas às segundas e quartas-feiras, entre 9h e 10h30, e às sextas-feiras, das 16h30 às 18h. O local é a quadra de grama sintética do Tapetão, localizada na avenida JK, esquina com a avenida dos Expedicionários, no Jardim Colégio de Passos.

A princípio, a Samp espera receber 28 matrículas, que serão aceitas apenas para os alunos com renda familiar de até três salários-mínimos. As aulas serão ministradas pelo professor André Nunes e coordenação de Jonathas Guimarães.

Segundo a assistente social, a execução do projeto só foi possível graças a emenda parlamentar no valor de R$ 50 mil, indicada pelo vereador Francisco Sena, possibilitando a compra do uniforme completo, materiais, tênis, bolas, luvas, pratos, cones, pagamento dos profissionais e aluguel da quadra.

Os objetivos específicos da proposta são: incentivar a prática do esporte e proporcionar qualidade de vida; trabalhar a responsabilidade, compromisso, respeito, disciplina, empatia, higiene e trabalho em equipe; promover a inclusão social; melhorar o desempenho escolar, através do acompanhamento das notas e frequência escolar; implantar o autoconhecimento, autoestima e amor-próprio; contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico e tomada de decisões; ensinar a ganhar e a perder; e realizar palestras educativas e preventivas. Outro propósito é melhorar o comportamento dentro do convívio familiar e coletivo.

O atual presidente da Samp é o empresário Ivanir Luiz da Silva.

Sair da versão mobile