Ícone do site Folhadamanha

Sala Mineira promove curso de degustação de cafés em Cássia

Turma de 10 participantes foi formada por produtores, trabalhadores e profissionais da área do café./ Foto: Divulgação.

CÁSSIA – A Sala Mineira do Empreendedor de Cássia, em parceria com o Sindicato Rural e Sistema Faemg, promoveu o treinamento de classificação e degustação de cafés especiais, com a instrução do analista de Comercio de Café, Higor Brotifixi de Morais, da cidade de Franca. O curso teve o apoio da Prefeitura de Cássia e da Cearca.

Segundo informações da prefeitura, o pré-requisito para este treinamento era a participação no curso de classificação e degustação de café COB. A turma com limite máximo, formada por 10 participantes, sendo produtores, trabalhadores e profissionais da área do café.

Conforme a prefeitura, o treinamento tratou sobre qualidade e comércio do café: distribuição geográfica e cronológica; cadeia do agronegócio do café e cuidados na colheita e pós-colheita quanto à qualidade.

O curso ressaltou a importância do perfil do classificador de café na cadeia produtiva, classificação do café pelos indicadores de qualidade, métodos de classificação de bebida do café, como evolução dos métodos; COB; SCAA; COE. Tipos de torradores e tecnologias utilizadas; sobre moagem: equipamentos; etapas; granulometria; cuidados; qualidade e temperatura e identificação do efeito da torra no perfil sensorial do café, diferenciação de métodos de torras de acordo com processamento no pós-colheita e cafés naturais e cafés cerejas descascados.

A capacitação também tratou da fisiologia do paladar e tipos de ácidos encontrados no café e análise sensorial de vários tipos de ácidos, de doçura e do salgado, análise sensorial dos cafés de acordo com os níveis de qualidade e com o modo de processamento, fatores que podem afetar a densidade do café: cálculo de densidade; torra de acordo com a densidade.

Segundo a prefeitura, o curso também lembrou dos fatores que podem afetar a qualidade do café durante a armazenagem e orientou sobre tipos de embalagens e preparo de amostras para concursos, além do planejamento, controle e avaliação do trabalho.

Drones

A Sala Mineira do Empreendedor de Cássia, em parceria com o Sindicato Rural, e apoio da prefeitura e da Casa da Cultura, também promoveu o treinamento gratuito do Senar de “Operador de Drone”. O curso contou com a participação de oito pessoas e o instrutor foi Marco Alziro Carvalho Guimarães, analista de geoprocessamento, da cidade de Bom Sucesso.

Segundo a prefeitura, o grupo recebeu informações sobre conceito e histórico do drone; tipos de drones; planejamento de operação com drones; instalação dos aplicativos; legislação e normas vigentes; identificação dos componentes do RPAS de asa rotativa; checagem de aspectos essenciais pré-voo e pós-voo: simulação de voo manual, realização de voo manual com o aplicativo DJI Go e planejamento de voo automatizado no aplicativo DJI GO; transferência e compartilhamento das imagens e vídeos capturados e acidentes com drones- possíveis causas.

Sair da versão mobile