Destaques Geral

Sala Mineira em Cássia realiza treinamento sobre defensivos agrícolas

6 de março de 2024

Curso tratou sobre conhecimentos básicos de aquisição, transporte e armazenamento de defensivos agrícolas./ Foto: Divulgação.

CÁSSIA – A Sala Mineira do Empreendedor, com o apoio do Sistema Faemg e do Sindicato Rural, promoveu o treinamento gratuito do Senar sobre Defensivo Agrícola com trator para capacitação da mão de obra local. O curso foi realizado no sítio Santa Gianna, com lotação máxima de 12 trabalhadores.

Segundo o instrutor do curso e engenheiro agrônomo, Caio Sandoval, o treinamento orientou sobre a necessidade do uso de agrotóxico e seus efeitos no controle de pragas, doenças e ervas daninhas, de acordo com a legislação normatizadora NR31 e NR12.

Segundo ele, o curso tratou também dos conhecimentos básicos sobre aquisição, transporte e armazenamento de defensivos agrícolas, formas de exposição, contaminação e sinais, noções de primeiros socorros e procedimentos em situação de emergência.

De acordo com informações da Sala Mineira do Empreendedor, os participantes utilizaram equipamentos de proteção individual (EPI) e Coletiva (EPC) durante as aulas práticas, onde também aprenderam sobre o preparo do equipamento de aplicação, como manutenção, regulagem e calibragem, sobre as características e especificações de pontas e filtros de pulverização, sobre os fatores que interferem na aplicação, sobre o preparo da calda e principalmente sobre o destino final de embalagens vazias.

Conforme ainda a Sala Mineira, na etapa final do treinamento os participantes recebem orientação sobre operação da máquina com aplicação da calda, bem como sinalização de segurança e sobras de produtos, limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e dos equipamentos de proteção individual e higiene pessoal.

Queijos artesanais

A Sala Mineira do Empreendedor, com o apoio do Sistema Faemg e do Sindicato Rural, em parceria com o Rotary Clube de Cássia, também promoveu o curso gratuito do Senar de Produção artesanal de queijos especiais. O treinamento teve a participação de 10 alunos.

O curso foi instruído por Arlyna Franklin, da cidade de Passos, que ensinou sobre legislação, registro junto a órgãos de Inspeção e rotulagem, noções de boas práticas de fabricação, limpeza e desinfecção do ambiente, do vasilhame, dos utensílios e do local de trabalho. O curso também tratou sobre a análise do leite, pasteurização lenta, preparo e manutenção da salmoura

Durante o treinamento os alunos produziram queijo provolone, parmesão, morbier, queijo prato (Cobocó), queijo coalho, bebida láctea fermentada e requeijão cremoso.