PASSOS – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Passos orienta famílias com renda per capita de até meio salário-mínimo sobre a Tarifa Social, que dá desconto de 49,9% no valor da conta de água. Segundo informações da autarquia, 2.092 mil famílias são beneficiárias do programa.
De acordo com o diretor do Saae, Esmeraldo Pereira Santos, para ter direito ao benefício os interessados devem estar inscritos no CadÚnico e habitar imóvel de uso residencial. As famílias devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e preencher o documento chamado “Folha Resumo” e o Encaminhamento para o Saae.
“Com este documento em mãos, o cliente vai até o escritório do Saae, na Praça da Matriz, levando também o CPF e Carteira de Identidade originais e ainda e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa para fazer o pedido da Tarifa Social. Com toda a documentação, o Saae vai fazer as diligências necessárias para conferir a veracidade das informações. O imóvel deve ser exclusivamente usado como moradia. A redução no valor da conta é de 49,9% de desconto”, afirma o diretor do Saae.
Segundo ele, antes do Decreto nº 470, de 08 de outubro de 2021, que aprova o regulamento da prestação de serviços de atendimento aos usuários pela Agência de Fiscalização e Regulação (Arisb-MG), o Saae já oferecia o serviço aos consumidores de baixa renda.
“O benefício regulamentado é uma grande conquista para as famílias de baixa renda, pois, por meio dele, pessoas mais carentes podem ter acesso aos serviços essenciais de abastecimento de água e esgoto por um preço mais acessível”, disse Santos.
As unidades do Cras em Passos são o Novo Horizonte, Rua dos Alfaiates, 220 – Bairro Belo Horizonte; Nossa Senhora Aparecida/Equipe Volante, na Rua Bororós, 55 – Nossa Senhora Aparecida; Equipe Volante (Rural), na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, 2517 – Centro; o Penha, na Rua Pitangui, 33 – Cohab; o Santa Luzia, na Rua Pará, 740 – Santa Luzia e o Coimbras, na Rua Pratápolis, N 1.105 – Coimbras.