Yngrid Horrana
PRATÁPOLIS – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Pratápolis deve atualizar o cadastro de 25% dos usuários do sistema, equivalente a mil pessoas, do total de quatro mil. Segundo a autarquia, a regularização cadastral ocorre com a colaboração da Prefeitura de Pratápolis, por meio dos dados contidos pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos contribuintes.
De acordo com o diretor do Saae em Pratápolis, Fernando Soares, as atualizações cadastrais contribuirão para a regularização dos títulos e contas vencidas. “A atualização é para prestarmos um atendimento melhor para a população, e, assim, verificar os débitos pendentes e oferecer um melhor serviço para os usuários”, disse o diretor.
Segundo Fernando, parte dos cadastros serão realizados automaticamente com os dados do IPTU e, após o procedimento os contribuintes serão notificados por meio da conta de água. “Exceto para cadastros que estiverem com pendências e outras demandas os usuários serão notificados e deverão se deslocar até a sede da autarquia”, ressaltou o diretor.
Ainda conforme o diretor, o número de débitos pendentes no município é consideravelmente grande. Porém, segundo ele, desde o início da atualização dos cadastros, em maio deste ano, cerca de 150 pessoas já concluíram as etapas do processo de regularização.
Segundo a autarquia, ainda não foi determinado um prazo para o encerramento das atualizações. A última atualização de dados cadastrais do Saae ocorreu em 2013, sendo que, após um período de dez anos, foram identificados cadastros de pessoas que já morreram e de pessoas que já não fazem uso do sistema. Além disso, há existência de imóveis que mesmo com o sistema de água e esgoto ativo estão com a situação cadastral irregular.
Para mais informações, o usuário do Saae pode ir até o endereço da sede da autarquia, localizada na praça Castorino de Souza, nº 100, no subsolo da prefeitura.