25 de maio de 2024
ATÉ O FINAL DE JUNHO, SAAE E PREFEITURA DEVEM CONCLUIR A OBRA QUE VAI LEVAR ÁGUA POTÁVEL AO CAN-CAN / Foto: Divulgação
ÉZIO SANTOS
S. J. BARRA – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciou nesta semana a instalação subterrânea de adutora que deve abastecer 100% à população com água potável, no distrito de Nossa Senhora de Fátima, popularmente conhecido por Can-Can.
Segundo informações do Saae, a obra deve ser concluída no final do mês de junho, após a instalação dos poços artesianos que devem beneficiar os moradores locais. Os equipamentos devem ser acionados apenas em casos de emergência.
De acordo com o diretor da autarquia, Anderson de Barros, desde a fundação do bairro, que possui aproximadamente 300 residências, a água é apenas clorificada e não cobra taxa de consumo por parte da prefeitura.
“O prefeito Paulo Sérgio e o vice André Luiz marcarão a história no município, porque estão investindo aproximadamente R$ 320 mil em infraestrutura de abastecimento no bairro, proporcionando mais saúde e qualidade de vida as famílias”, disse.
Segundo o diretor, a Estação de Captação de Água do Saae, que abastece todo sistema de fornecimento de água do bairro de Furnas e na cidade de São José da Barra, utilizando aproximadamente 1 milhão de litros. A estação fica localizada na Serra Santa Luzia, poucos metros das turbinas da Usina Hidrelétrica de Furnas, no Rio Grande.
De acordo com a autarquia, duas adutoras que serão instaladas não necessitam de bombas, sendo movidas por queda livre. Uma abastece diretamente a cidade e a vila residencial de Furnas, enquanto a outra, apenas o bairro residencial de Furnas, que possui um reservatório de 75 mil litros.
Conforme o Saae, a ramificação do sistema de abastecimento deve interligar a Estação de Tratamento de Água (ETA) ao Can-Can, abastecendo os reservatórios existentes, que possuem juntos, a capacidade para armazenar 140 mil litros.
Segundo o diretor, a Prefeitura de São José da Barra assumiu o saneamento básico no município em substituição à Copasa, em dezembro de 2023. “Além das melhorias substanciais aos moradores, passamos a coletar e tratar 100% do esgoto do distrito de Cachoeira da Laje. Na Barra, o percentual chega a 70%, com previsão de alcançar o limite em 2026”, disse Anderson.