10 de outubro de 2024
Evento visa capacitar produtores audiovisuais da região e democratizar o acesso à cultura./ foto: Divulgação
Carlos Renato
S. T. AQUINO – O município de São Tomás de Aquino sedia o 1º Circuito de Formação em Audiovisual, iniciativa que busca democratizar o acesso ao conhecimento na área cultural.
O evento é promovido pelo ‘Laboratório de Criar’, com recursos da Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de São Tomás de Aquino.
De acordo com o idealizador e formador do circuito, Lucas Jesus, o circuito iniciou setembro no munícipio e continua com eventos neste mês. “Com programação ampla e gratuita, o circuito oferece capacitações presenciais e online, atendendo a educadores, produtores culturais e o público em geral”, disse.
“Recentemente, educadores de toda a região participaram da capacitação ‘Utilização do Cinema em Sala de Aula a partir da Lei Federal 13.006/2014’, que proporcionou aos professores ferramentas para o uso do cinema como recurso pedagógico. O curso foi um sucesso, capacitando dezenas de docentes a incorporar o audiovisual no contexto escolar”, destacou.
Segundo o organizador, na última semana, o circuito capacitou mais de 20 produtores culturais da região com o workshop “Elaboração de Projetos Audiovisuais e Portfólio Cultural”.
“As duas formações foram realizadas de forma remota e estão disponíveis gratuitamente no canal do YouTube’ Laboratório de Criar’, garantindo acesso contínuo ao conteúdo”, ressaltou Lucas.
Para ele, o objetivo do circuito é criar oportunidades reais de formação para o público que, muitas vezes, não têm acesso a esse tipo de conhecimento audiovisual. “O evento representa uma oportunidade única para o fortalecimento cultural e educacional da cidade e região”.
Conforme a programação do evento, no dia 18 deste mês, será promovido o curso “Teorias do Cinema e do Audiovisual”, com atividade presencial na Escola Estadual Doutor Tancredo de Almeida Neves e voltado para adolescentes de 13 a 18 anos.
Na mesma data, acontece ainda a oficina “O Cinema Nasce na Imaginação – A Arte de Contar Histórias”, para crianças de seis a 12 anos.