Ícone do site Folhadamanha

Rompimento de adutora deixa 27 mil moradores sem água em Passos

Foto: Arquivo FM.

Luciene Garcia

PASSOS – Um problema técnico Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) em Passos deixou mais de 27 mil moradores sem água na tarde do último domingo, 21. Segundo relato de moradores, no bairro Califórnia a falta de água nos finais de semana tem sido recorrente.

Segundo o Saae, a falta do fornecimento da água foi causada pelo rompimento de uma adutora no Rio Grande, na área interna da fábrica de blocos da Prefeitura de Passos.

De acordo com a autarquia, o reparo foi feito na tarde de domingo e a maioria dos bairros estão com a água restabelecida até a tarde desta segunda-feira, 22.

Segundo o Saae, foram realizadas manobras na rede para abastecer com água do sistema Bocaina. A autarquia ainda negou que moradores ficaram sem água por 48 horas ou mais. “A maioria ficou sem água por oito horas”, disse em nota o Saae.

Os bairros mais afetados foram Santa Luzia, parte alta do Bela Vista, Nova Califórnia, Muarama, Primavera 2, Nova Passos 1 e 2, Vila São José.

Para Nadir Maria Rosa, que mora com a família no Primavera 2, a falta de água causou transtornos em muitas residências. Segundo ela, no sábado a tarde percebeu que estava sem água ao ligou a máquina de lavar roupas. “Eu uso água só dá caixa e não vi que acabou sábado. Aí perguntei para os outros moradores e me falaram que desde sábado já não tinha água”, contou.

Segundo a dona de casa, no final de semana precisou usar o resto de água que estava caixa d’água para cozinhar e até a noite de domingo todos ainda estavam sem banho. Segundo ela, a água voltou, às 5h50 de segundo e ainda sem potência.

Cleiton Roberto morador do bairro Nova Califórnia também sofreu com o mesmo problema. “No último sábado houve interrupção no fornecimento de água e só foi voltar na segunda feira, por volta das 11h”, queixou.

Sabemos que esse desabastecimento se deu em razão de rompimento de adutora do sistema Rio Grande e temos ciência da dificuldade em realizar tal manutenção. O que nos deixa indignados é a falta de comunicação dos órgãos municipais [Saae e prefeitura] que deveriam ter orientado a população. Eu soube o que realmente tinha acontecido através dos vereadores Maurício, Francisco Senna e Padre Dirceu, que deram total atenção a todo momento”, reclamou o morador.

Segundo Cleiton, esse não foi um problema pontual e ressaltou que no Nova Califórnia sofre com desabastecimento de água quase todos os finais de semana. “Não consigo entender o por quê disso e gostaria muito que esse problema fosse resolvido, porque causa transtorno as famílias do bairro, pois só acaba em finais de semana. São nesses dias que as pessoas estão em casa, que geralmente aumento o consumo de água para os afazeres domésticos, pois trabalharam exaustivamente em seus empregos e têm só aquele dia pra cuidar de suas casas, roupas e crianças… Enfim, é um problema sério que precisa ser olhado com muito cuidado e carinho por parte da Prefeitura de Passos e do Saae”, reclamou.

De acordo com o problema enfrentado pelos moradores do Nova Califórnia, o Saae informou que está em estudos para sanar a falta de água nesse local. “Resolveremos com a utilização do booster no Coimbras, ainda em fase de testes, ou um booster na adutora próximo ao Distrito Industrial I, na rua Rio Branco ou a duplicação da adutora”, informou em nota.

Sair da versão mobile