Destaques Geral

Romeiros mantêm tradição de peregrinação a pé até Aparecida

3 de junho de 2023

DESDE 2016 O GRUPO DEIXA PASSOS E ENCERRA CAMINHADA ATÉ APARECIDA./ Foto: Divulgação.

Ézio Santos

PASSOS – Um grupo formado por quatro amigos de Passos iniciou, há sete anos, uma peregrinação a pé ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com os romeiros, a caminhada desde ano está agendada para o dia 3 de agosto, sendo que, os interessados têm até o final do mês de julho para realização do pagamento no valor de R$ 600 referentes as despesas com alimentação, camiseta e combustível para o caminhão e caminhonete que serão usados como apoio.

Segundo o grupo, tradicionalmente, a maioria dos romeiros realizam o percurso de 405 quilômetros até a cidade de Aparecida, por devoção arraigada na crença religiosa, ou ainda para cumprimento de promessas. Segundo eles, a peregrinação dura em torno de nove dias e passam Pouso Alegre, Paraisópolis e Pindamonhangaba, por exemplo, antes do destino final.

Para Lázaro Gonçalves Parreira, o Neném, a romaria é um ato de fé e gratidão. “Momento propício de reflexão, oração, troca de experiências e intimidade religiosa com a Nossa Senhora Aparecida”, disse um dos organizadores do evento

De acordo com a programação, no dia 2 de agosto, às 19h, os romeiros participam de uma missa de ação de graça na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Passos. Já o início da caminhada será no dia seguinte, às 5h, na rua Leão, nº 101, no bairro Serra Verde. A previsão de chegada na basílica de Aparecida é no dia 12 de agosto, às 8h.

Segundo os organizadores, a rotina da caminhada inclui almoços a partir das 12h, repousos e reza do terço às 19h, um café às 1h, reinício da caminhada às 2h e um lanche às 8h. Os pontos de paradas serão: Alpinópolis, Pousada do Carmo, Areado, Machado, São João da Mata, Pouso Alegre, Paraisópolis, Santo Antônio do Pinhal e Roseira. Mesmo no período da pandemia da covid 19, a romaria não foi suspensa.

Segundo Lázaro, um ônibus deve ser alugado para que todos os romeiros regressem a Passos. Cada um paga R$ 100, mas se os familiares forem acompanhar a chegada na basílica, o valor aumenta por pessoa.

Geralmente, no dia da missa aqui em Passos nós sabemos quantas pessoas vão viajar. Outros caminheiros combinam com os familiares de buscarem em carros particulares com o intuito de aproveitar e passar o fim de semana em Aparecida”, disse.

De acordo os organizadores cerca de 15 pessoas farão a caminhada. Para mais informações o interessado deve ligar no telefone (35) 9-9143-4967.