Ézio Santos
PASSOS – A comunidade dos Rogacionistas de Passos iniciou os preparativos religiosos para celebrar o centenário da morte do Santo Aníbal Maria di Francia, que vai ocorrer no dia 1º de junho de 2027, com a visita do reitor e padre rogacionista passense Silas de Oliveira à Itália, durante os primeiros 12 dias deste mês.
Outro objetivo da viagem inédita em Messina, na ilha de Sicília, onde nasceu e morreu o religioso, foi estreitar laços e promover o desenvolvimento pastoral da instituição religiosa em Passos. A missão faz parte de um plano estratégico que busca alinhar o santuário local a boas práticas observadas em diversos centros religiosos. Silas esteve acompanhado de mais seis padres e um irmão.
“Também promover uma comunhão com a Basílica Santuário Santo Antônio, em Messina. Para isso, me reuni com o reitor da referida igreja italiana, o padre Mário Magro, RCJ, que exerce a função de consultor do Dicastério para Evangelização e presidente da Conferência Nacional dos Santuários Italianos”, afirmou o sacerdote de 36 anos.
Durante a viagem, padre Silas visitou mais alguns santuários europeus, analisando estruturas, acolhida e formas de funcionamento. Outro objetivo foi colher referências que potencializem a atuação do Santuário Santo Aníbal, em Passos, o primeiro em território estrangeiro, tornando-o um espaço de maior relevância espiritual e de peregrinação.
O santuário foi erigido canonicamente em 25 de outubro de 1990, sucedendo o antigo título de ‘Capela do Educandário’. “Além de sua importância para a igreja, a casa de oração possui um grande valor em relação à comunidade católica de Passos, especialmente por estar relacionado a um milagre reconhecido pelo Vaticano acontecido aqui, o que reforça sua relevância no cenário religioso”, comentou o padre rogacionista.
Ele destaca que a iniciativa buscou não apenas fortalecer a identidade do santuário local, mas também projetá-lo internacionalmente, reforçando a devoção a Santo Aníbal Maria de Francia e tornando-o mais conhecido e acessível aos fiéis. “A experiência adquirida nessa jornada contribuirá para aprimorar a acolhida e a oferta pastoral do santuário, consolidando-o como referência espiritual na região e no Brasil e nos demais países onde estão presentes os Rogacionistas do Coração de Jesus”.
Ao final da visita à Itália, o reitor teve a oportunidade de se encontrar, em Roma, com o Papa Francisco. Na ocasião, levou a saudação de todos os fiéis do santuário e dos católicos da cidade de Passos. Em um gesto simples e cheio de amor, o Papa concedeu sua bênção especial, fortalecendo ainda mais o vínculo espiritual com a comunidade.
O reitor aproveitou a viagem e esteve na cidade italiana de Monte Sant’Angelo, visitando o Santuário de São Miguel Arcanjo, celestial reitor do Santuário Santo Aníbal, em Passos, onde proferiu, novamente, agora naquele local sagrado, a consagração realizada em 29 de setembro de 2024. Padre Silas também esteve pela segunda vez no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, localizado no município de Fátima, em Portugal.