PASSOS – A Série B do Campeonato Brasileiro está em reta final. A 36ª rodada, que começa neste sábado e segue até terça-feira, pode marcar o acesso de três equipes à Série A e confirmar o rebaixamento de outras três para a Série C. Santos, Novorizontino e Mirassol têm chances de subir, enquanto Guarani, Brusque e Ituano estão sob risco de queda.
Na parte superior da tabela, o Santos lidera com 65 pontos e, com uma vitória sobre o Coritiba fora de casa, já garante seu retorno à elite do futebol brasileiro sem depender de outros resultados. Em caso de empate ou derrota, o Peixe ainda pode conseguir o acesso se o Ceará, em quinto lugar com 57 pontos, não vencer o Botafogo-SP.
O Novorizontino, em segundo com 63 pontos, precisa vencer o Operário-PR e torcer para que o Ceará ou o Sport não vençam seus confrontos. Já o Mirassol, com 62 pontos, sobe se vencer o Avaí em Florianópolis e caso o Ceará tropece. As projeções matemáticas da UFMG apontam altas probabilidades de acesso para essas equipes, com Santos em 99,9%, Novorizontino em 98,5% e Mirassol em 94,9%.
Por outro lado, na zona de rebaixamento, o Guarani, lanterna com 31 pontos, depende de uma vitória contra o Amazonas para manter suas chances de permanência. Caso contrário, pode ser rebaixado, especialmente se CRB, Ponte Preta ou Chapecoense pontuarem em seus respectivos jogos.
Brusque, com 33 pontos, também precisa vencer o Paysandu para evitar a queda direta. Em caso de empate, dependerá de uma combinação de resultados desfavoráveis para CRB e Ponte Preta para se salvar. O Ituano, com 34 pontos, enfrenta o América e precisa vencer, além de torcer para que a Chapecoense não pontue e para que CRB e Ponte Preta não ganhem suas partidas.