28 de março de 2023
Carne de Lata, do Restaurante Tulha da Serra, de Extrema-MG./ Foto: Divulgação.
No que depender dos proprietários de restaurantes, a tradição das receitas típicas caipira e mineira será mantida durante o 1º “Festival Gastronômico Sabores da Montanha”, que será realizado entre os dias 2 de junho e 30 de julho em diversos municípios da Serra da Mantiqueira paulista e Sul de Minas Gerais.
A manutenção da tradição confirma o principal objetivo do festival e da Sabores da Montanha, associação de empresários do setor e idealizadora do evento, que é justamente valorizar a gastronomia típica da região, que apesar de se ver obrigada a acenar com a contemporaneidade, não perde suas raízes.
O festival reunirá os principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.
Os estabelecimentos do Sul de Minas Gerais são os que mais inscreveram pratos típicos regionais no festival. E, apesar de existirem há décadas (em alguns casos, há séculos), continuam fazendo sucesso.
Um dos exemplos é a Carne de Lata, um clássico prato caipira, mas que tem origens medievais. O restaurante Tulha da Serra, de Extrema-MG, não pensou duas vezes em colocar a iguaria, que é seu carro-chefe, no festival. “O prato surgiu nos tempos em que ainda não existiam geladeiras para a refrigeração da carne, então ela era armazenada na própria gordura, dentro de latas ou tambores”, disse Antônio Vitor Basaglia, o Toninho, proprietário da casa.
Além da carne de porco, Toninho incrementou o prato com virado de feijão, couve picada, ovos caipiras, banana empanada e arroz branco, que pode ser harmonizado com cachaças artesanais da região. A lata de gordura, símbolo do prato, acompanha o menu.
Outra iguaria típica de cidades serranas é a truta, que pode ser preparada das mais variadas formas. Em Itamonte-MG, o restaurante Encantamonte criou para o festival a Truta Encantada. A chef Juci Dassie explica que os peixes são criados em uma área vizinha ao restaurante, portanto, é a garantida de ter trutas sempre frescas.
Para o prato, Juci utiliza 250 gramas do filé, que posteriormente é grelhado, coberto ao molho de nata e amêndoas laminadas torradas. A iguaria é acompanhada por uma pitoresca farofa de pão de queijo. No preparo são utilizados, também, leite de vaca integral, farinha de trigo, nata, manteiga, ovos, queijo parmesão Entre Morros, produzido em Alagoa-MG, ovo caipira, polvilho, azeite e arroz.
A truta também é a aposta do Ateliê e Restaurante Drão, de Cunha-SP, cidade encravada entre as serras do Mar e da Bocaina. Assada na folha de bananeira, a Truta Tai vem acompanhada por molho Tai, arroz Drão, farofa de ervas frescas e chucrute caseiro.
Os ingredientes utilizados pelo autor do prato, Gerwin de Koning, são capim cidreira, folha de limoeiro, gengibre, curry, leite de coco, arroz integral, quinoa, chia, linhaça, berries, sementes de abóbora, abóbora, temperos, farofa de milho e ervas frescas. Além de a truta ser um pescado saudável, os complementos do prato também fazem muito bem à saúde.
Outros restaurantes apostaram na gastronomia contemporânea para incrementar seus pratos. É o caso do badalado restaurante Bethlehem Cozinha Artesanal, também situado em Cunha-SP. O Risoto de Alho Poró com Filé Mignon foi idealizado pelos chefs Gustavo Vieira e Fabiana Vieira.
A combinação de ingredientes (arroz arbóreo, vinho branco, alho-poró finalizado com queijo Brie, acompanhado de mignon selado ao molho da casa, feito com damasco, especiarias e manteiga) deixou o risoto ainda mais saboroso.
O 1º “Festival Gastronômico Sabores da Montanha” terá uma participação importante de hamburguerias, uma das categorias do evento. A BBQRoad Burger & Co, de Monte Verde-MG, por exemplo, criou o monstruoso Burger da Montanha, que é preparado com ingredientes nobres, como o queijo canastra maçaricado, geleia de bacon e batata rústica com alecrim. O Burger da Montanha ainda traz maionese de alho, rúcula e cebola crispy.
O festival tem apoio institucional da Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas-MG, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Espírito Santo do Pinhal-SP, Saboreie Cunha-SP, São Lourenço Convention & Visitors Bureau, Secretaria de Turismo de Itamonte-MG, Portal Hora Campinas, Portal Turismo Sul de Minas e patrocínio da Revista Travel for Life.