Destaques Geral

Renato Reis é reeleito para a OAB em Passos com 87,6% dos votos

19 de novembro de 2024

Renato Reis, presidente reeleito, e Laysa Arantes, vice-presidente eleita, estarão à frente da 51ª subseção da OAB no município / Foto: Reprodução

Carlos Renato

PASSOS – O advogado Renato Borges Reis foi reeleito presidente da 51ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Passos, com 87,66% dos votos, para o triênio 2025/2027. A eleição foi realizada no domingo, 17, no formato online em todo o país.

Renato concorreu em chapa única intitulada ‘Verdade e Compromisso’, recebendo 341 votos, do total de 389 advogados que participaram do pleito neste ano, que teve ainda 22 votos em branco (5,66%) e 26 votos nulos (6,68%).

Além de Renato, foram eleitos para a diretoria da instituição em Passos a vice-presidente Laysa Arantes, o secretário geral Cáyo Vasconcelos, a secretária geral adjunta: Helvétia Pessoa e o tesoureiro Gerson Moura. Os eleitos assumem no dia 1º de janeiro.

Compõem a função de conselheiros, para os próximos três anos, os advogados: Andressa Silveira, Camila Cabral, Daniela Souza, Filippe Melo, Giovana Franklin, Mateus Vilas Boas e Wenderson Carlos Tato Reis.

Segundo destacou o presidente reeleito, muitos avanços e melhorias foram alcançados graças ao esforço voluntário e incansável da diretoria, conselho subseccional, comissões e demais advogados que acreditaram no propósito de incluir, inovar e avançar.

“Agradeço a confiança que vocês depositaram em nosso grupo ao nos eleger para a presidência no triênio 2022/2024. À medida que nos aproximamos do final desse ciclo, acredito que trabalhamos à altura dessa confiança. Sem esse trabalho em conjunto, não teríamos conquistado tanto, e seguimos contando com o apoio de todos”, disse Renato, pelas redes sociais.

Conforme ressalta Laysa Arantes Quirino, vice-presidente eleita para o triênio 2025/2027 e atual secretária geral adjunta, compor a chapa com o presidente Renato Borges e dos demais integrantes foi uma experiência enriquecedora e inspiradora.

“Renato é uma pessoa excepcional, cuja dedicação e amor pela advocacia são evidentes em cada decisão e ação tomadas em prol da classe. Durante minha atuação como secretária adjunta, tive a oportunidade de conhecê-lo mais de perto e admirar seu jeito singular de lidar com os desafios, sempre priorizando o diálogo, a conciliação e a busca por soluções que beneficiem a todos”, aponta a advogada com atuação na profissão desde 2015.

Sobre os planos para o próximo mandato, Laysa reforça que a diretoria eleita deve focar no atendimento às demandas reais dos advogados da subseção. “Queremos investir em ações de valorização da advocacia, promovendo mais cursos de capacitação, parcerias e eventos que fortaleçam o networking. Planejamos também ampliar os canais de diálogo com a classe, garantir melhorias na infraestrutura da subseção e na assistência à advocacia em momentos críticos. Além disso, a inclusão e a diversidade continuarão sendo prioridades, para que a subseção seja um espaço onde todos se sintam acolhidos e representados”, informa.

A vice-presidente eleita aponta que a advocacia em Passos tem avançado muito, mas ainda há desafios. “Precisamos continuar promovendo a união da classe, reforçando o senso de pertencimento e a participação ativa dos colegas nas ações da subseção. É essencial combater preconceitos e desigualdades que ainda existem, garantindo que todos os advogados e advogadas tenham as mesmas oportunidades”.

“Outro ponto importante é a valorização da jovem advocacia, com políticas de incentivo e apoio, e a ampliação do diálogo com as instituições do Judiciário para melhorar a atuação profissional em nossa região”, destaca a advogada.

Segundo a OAB, foram eleitos os representantes da advocacia estadual na seccional de Minas Gerais e nas 251 subseções espalhadas pelo estado, bem como os integrantes da Diretoria da seccional, dos conselheiros seccionais, dos conselheiros federais, da Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados, da Diretoria das subseções e dos Conselheiros subseccionais.

Piumhi

Em Piumhi, a chapa ‘Legado e Futuro’, liderada por Herbert Bueno Firmino Pereira (Bereco), foi eleita para comandar a 77 ª subseção da OAB no triênio 2025/2027.

Herbert, que disputava a reeleição, terá ao seu lado Rogério Marcelino como vice-presidente, Karen Bourdeth como secretária-geral, Mariana Aparecida Batista como secretária adjunta e Roberto Carlos Melo como tesoureiro.

A chapa escolhida recebeu 116 votos, correspondendo a 58,29% dos votos, enquanto a chapa ‘Valorização e Resgate’ obteve 83 votos, com 41,71%. Também foi registrado um voto em branco e três votos nulos, totalizando 203 advogados que participaram do pleito.

Paraíso

Em São Sebastião do Paraíso, a chapa única ‘Juntos Pela Ordem’, liderada pelo advogado Sebastião Geraldo de Pádua, recebeu 209 votos (84,27%), do total de 248 votos neste pleito, que teve ainda o registro de 19 votos em branco (7,66%) e 20 votos nulos (8,06%). Sebastião preside novamente a 41ª subseção do OAB para o triênio 2025/2027, após ser eleito em 2021.