19 de agosto de 2024
A relíquia de primeiro grau contém fios de cabelo de Carlo Acutis / Foto: Reprodução
CÁSSIA – O Santuário de Santa Rita de Cássia recebe hoje, 18, a relíquia de primeiro grau do beato Carlo Acutis, conhecido como Padroeiro da Internet. Segundo o santuário, a relíquia contém fios de cabelo do jovem e será apresentada em missa nesta manhã, às 10h.
Ainda conforme a instituição, a relíquia do beato Carlo Acutis pertence ao Santuário de Santa Rita de Cássia e ficará exposta permanentemente no local, diferente das relíquias de Santa Teresinha, que percorrem o mundo todo.
A entronização ocorre hoje, quando o santuário fixará um quadro com a relíquia para a exposição permanente. Essa é a terceira relíquia de primeiro grau que chega ao santuário. A primeira foi de Santa Rita e a segunda de Santo Aníbal.
Carlo Acutis é conhecido como o “Padroeiro da Internet”, o “primeiro beato de calça jeans e tênis”, o “ciber-apóstolo da Sagrada Eucaristia”, o “influencer de Deus”, dentre outras denominações. Ele também é conhecido por ser o primeiro “Santo Millenials”, geração de pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990.
De acordo com a Igreja Católica, Carlo nasceu no dia 3 de maio de 1991, em Londres, e, desde a infância, mostrava sinais de santidade. Viveu a maior parte da vida nas cidades de Milão e Assis, na Itália.
De destacável bondade e fé sincera, não vivia isolado de seu tempo, mas soube ser um jovem que evangelizava os jovens: habilidoso na informática, criou um blog no qual escrevia sobre os milagres eucarísticos para divulgar sua grande paixão: a Santíssima Eucaristia.
Em 2006, foi diagnosticado com leucemia, enfermidade que aceitou com paciência e alegria; e, quando internado, devido à gravidade da doença, ofereceu seu sofrimento a Deus, pelo papa Bento XVI e pela Igreja. Por causa da agressividade da leucemia, faleceu aos 15 anos, em Monza, na Itália, no dia 12 de outubro de 2006.