Ícone do site Folhadamanha

Reitor do IF Sul de Minas visita Paraíso e prevê ampliação em parcerias

Reitor Cleber Ávila visitou e conversou com dirigentes da Libertas Faculdades sobre novas parcerias / Foto: Divulgação

Roberto Nogueira

S. S. PARAÍSO – O IF Sul de Minas pretende ampliar o atendimento por meio de parcerias em São Sebastião do Paraíso e não descarta a possibilidade de implantação de um campus no município. O reitor do instituto, Cleber Ávila Barbosa, que participou de reunião na prefeitura e visitou as instalações da Libertas Faculdades Integradas, afirma que a instituição trabalha para ampliar o envolvimento com a comunidade.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia de Paraíso, Cícero Barbosa, disse acreditar que as tratativas podem resultar em novos horizontes, permitindo ofertar mais cursos e com condições de alcançar mais alunos, e que a administração municipal está empenhada em conseguir uma unidade do IF Sul de Minas na cidade.

O reitor do IF esteve em Paraíso na tarde de terça-feira, 7, quando fez uma visita à sede da Libertas Faculdades Integradas. Na oportunidade ele conversou com dirigentes e representantes da instituição e tratou de vários assuntos, entre eles novas parcerias.

“Nós já temos aqui na cidade uma parceria com o município onde são atendidos um grande número de alunos com os nossos cursos e estamos trabalhando para ampliarmos o nosso envolvimento com a comunidade”, disse.

Indagado sobre a possibilidade de implantação de um campus do instituto em Paraíso, ele disse que a questão depende de uma série de fatores. “Nada impede que que ocorra este diálogo com as lideranças da cidade e certamente é uma questão que envolve entendimentos de parte a parte, principalmente por envolver situações do âmbito federal”, avalia. Depois de visitar as instalações da Libertas, Cleber Ávila foi recebido pelo prefeito de Paraíso, Marcelo Morais, e também esteve na Secretaria de Ciências, Tecnologias e Ensino Profissionalizante, comandada por Cícero Barbosa.

Cícero confirmou o interesse do município em ter uma unidade do instituto. “A articulação para esta vinda passa por diversas fases e momentos”, aponta. “Estamos trabalhando arduamente para garantir que a nossa microrregião tenha essa instituição funcionando de modo presencial e com ampla instalação aqui em nossa cidade”, afirma o secretário. Ele também disse que, por meio da secretaria, já são atendidos mais de mil alunos com os cursos do instituto e a intenção é ampliar a oferta de oportunidade em novos cursos.

Sobre a visita à Faculdade Libertas, Cícero Barbosa destaca que a iniciativa tem como objetivo ampliar parcerias e projetar novas possibilidades. “Tivemos a reunião com a direção acadêmica e membros do conselho gestor da Fundação Educacional e Comunitária de São Sebastião do Paraíso (Fecom), mantenedora da Libertas, todos estão muito interessados na parceria visando, quem sabe, uma federalização da Libertas para assim termos o campus aqui em Paraiso”, afirma.

Segundo ele, a proposta é reverter a saída de alunos residentes em Paraíso para estudar em outros municípios, inclusive no estado de São Paulo. “Desta forma, a ideia é ampliar a ‘importação de alunos’, ao invés de mandar ônibus e mais ônibus para faculdades da região como foi feito no passado, estamos fazendo a roda girar a nosso favor e trazendo alunos para estudarem em Paraiso”, afirma.

“O prefeito Marcelo Morais e o vice Daniel Tales são visionários e interessados em ampliar a educação profissional e superior da cidade”, afirma. Segundo ele, “trata-se de um longo processo que depende de entendimentos de cada parte, estamos trabalhando firmes neste sentido”, aponta.

Com o prefeito, vice-prefeito e secretário conversa gira em torno da implantação do campus federal na cidade / Foto: Divulgação

Sair da versão mobile