1 de agosto de 2024
Região passou de 209 registros de crimes violentos no primeiro semestre, para 178 ocorrências pelo mesmo período deste ano / Foto: Reprodução
CARLOS RENATO
PASSOS – Nos seis primeiros meses de 2024 o número de registros de crimes violentos na região teve queda de 14,83% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo dados do Observatório de Segurança Pública e informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), entre janeiro e junho deste ano, a região, composta por 27 municípios, teve 178 ocorrências desta natureza. Em 2023, foram feitos 209 registros.
De acordo com a Sejusp, o município de Passos teve queda de 42,85%, passando de 91 registros no primeiro semestre do ano passado, para 52 ocorrências entre janeiro de junho de 2024, o que corresponde a 29,22% do total de crimes violentos na região no primeiro semestre deste ano.
Em Paraíso, o Sejusp aponta queda de 23,25% no número de registros, passando de 30 casos no primeiro semestre de 2023, para 23 ocorrências entre janeiro e junho deste ano.
Em Piumhi, o relatório mostra aumento de 54% em número de ocorrências de crimes violentos entre os dois períodos pesquisados. No primeiro semestre deste ano foram 20 registros. Entre janeiro e junho de 2023 foram 13 casos.
O município de São Roque de Minas teve a maior evolução no número de casos na região. No primeiro semestre de 2023, não foi registrado nenhuma ocorrência de crime violento. Neste ano, saltou para cinco casos.
Os municípios de Fortaleza de Minas e São José da Barra apresentaram estabilidades no número de casos, com uma ocorrência cada nos dois períodos pesquisados.
Bom Jesus da Penha e Vargem Bonita foram os únicos municípios da região que não tiveram casos de crimes violentos no primeiro semestre deste ano. O último em Vargem Bonita foi registrado no mês de novembro de 2021.
Crimes registrados
Segundo informações do Sejusp, o banco de dados de crimes violentos abrange as ocorrências de estupro, estupro de vulnerável, extorsão mediante sequestro, homicídio, sequestro e cárcere privado. Os delitos estão na modalidade consumada e tentada.
Homicídios
Considerando apenas os registros de crimes de homicídio consumado, a região teve 14 casos no primeiro semestre de 2024.
Carmo do Rio Claro, Guapé, Ibiraci, Jacuí, Monte Santo de Minas, Piumhi, São Roque de Minas e São Sebastião do Paraíso tiveram um registro neste período. Itaú de Minas teve dois casos.
Passos registrou quatro homicídios entre janeiro e junho deste ano. Em 2023, foram cinco casos, o que representa uma queda de 20% em 2024. Considerando o ano passado inteiro, o município registrou 12 ocorrências.
São Sebastião do Paraíso passou de três ocorrências no primeiro semestre do ano passado para um caso em 2024, queda de 66,6%, entre os dois períodos. Nos 12 meses de 2023 foram cinco registros de homicídios.
Bando de dados
De acordo com informações do Sejusp, os dados utilizados foram extraídos do Sistema Integrado de Defesa Social, por meio do Registro de Evento de Defesa Social (Sids/Reds).
Conforme a secretaria, por se tratar de um sistema integrado, os registros abrangem notificações feitas pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Prisional e Sistema Socioeducativo.