22 de fevereiro de 2025
Passos concentra 28,52% do total de registros de acidentes no mês passado na região. Em 2025, foram 93 ocorrências e um óbito / Foto: Reprodução
Carlos Renato
PASSOS – Mesmo com alta de 14% nos registros de acidentes, o número de mortes no trânsito caiu em janeiro deste ano na comparação com o mesmo período de 2024. Em janeiro do ano passado foram sete óbitos na região e, neste ano, o número baixou para cinco, em acidentes em Guapé, Jacuí, Passos, Pimenta e São José da Barra.
No primeiro mês de 2025, foram 326 acidentes de trânsito na região, 40 a mais que no mesmo período do ano passado (286). Os dados são do Painel de Acidentes de Trânsito do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais e foram publicados nesta semana pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).
Segundo o painel, três das cinco mortes no trânsito no mês passado ocorreram nas rodovias AMG-2040 (Guapé), BR-265 (Jacuí) e MG-050 (Pimenta). As outras duas foram em área urbana, sendo uma na rua Boiadeiros, em Passos, e outra na travessa Ary Brasileiro de Castro, em São José da Barra.
Acidentes
Quinze municípios da região tiveram aumento no número de registros de acidentes em janeiro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2024. Jacuí (três ocorrências) e Nova Resende (seis ocorrências) mantiveram o índice de registros nos dois períodos pesquisados.
Segundo o órgão, Passos, que concentra 28,52% do total de registros no mês passado, teve 93 acidentes. No mesmo período de 2024, foram 86, o que representa alta de 8,14%.
Conforme o painel, São Sebastião do Paraíso teve aumento de 18,42% no número de acidentes de trânsito, com 45 casos em janeiro de 2025. No ano passado, o município teve 28.
Em Piumhi, a Sejusp aponta 28 ocorrências no mês de janeiro de 2024, saltando para 40 pelo mesmo período deste ano, alta de 42,86%.
O painel registrou aumento de 600% no número de acidentes em Capetinga, sendo o maior índice da região. Em janeiro de 2024, foi registrado apenas uma ocorrência, passando para sete no mesmo período deste ano.
Seis municípios tiveram queda no número de registros de acidente nos dois períodos pesquisados. Com destaque para Claraval (-66,67%) e Pratápolis (-50%).
Vargem Bonita não teve nenhum registro de acidente de trânsito nos dois períodos pesquisados. Já Doresópolis e Fortaleza de Minas não registraram acidente no mês passado.
Vítimas
O Painel de Acidentes de Trânsito do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais registrou 97 vítimas de trânsito na região durante o mês de janeiro deste ano. No primeiro mês do ano passado, foram 105 vítimas no trânsito, o que corresponde à queda de 7,62%.
Alpinópolis, com três vítimas, Capitólio (três), Carmo do Rio Claro (duas), Claraval (uma), Delfinópolis (uma), Ibiraci (três), Itamogi (uma), Monte Santo de Minas (duas) e
São Tomás de Aquino (uma) mantiveram o número de registros nos dois períodos pesquisados.
De acordo com a Sejusp, Passos teve 30 vítimas no trânsito em janeiro de 2024 e, no mês passado, 26, o que corresponde à queda de 13,33%.
São Sebastião do Paraíso teve redução de 5,88% no número de vítimas em janeiro deste ano, com registro de 16 ocorrências. No mesmo período de 2024, foram 17 vítimas.
Em Piumhi ocorreu queda de 16,67%, com 12 vítimas no trânsito em janeiro do ano passado, passando para 10 no mês passado.
Segundo o painel, sete municípios registraram alta no número de vítimas, com destaque para Capetinga, Jacuí, Pratápolis e São José da Barra, todos com 50% em aumento de ocorrências dessa natureza.
Já São Roque de Minas teve a maior queda na região, com apenas uma vítima no mês passado. Em janeiro de 2024, o município registrou três vítimas no trânsito, o que corresponde em diminuição de 66,67% em ocorrências.
As cidades de Bom Jesus da Penha, Doresópolis, Fortaleza de Minas, São João Batista do Glória e Vargem Bonita não tiveram vítimas de trânsito em agosto deste ano.