Carlos Renato
PASSOS – A região teve 364 registros de acidentes de trânsito no mês de outubro, o que representa uma alta de 7,06% em relação às 340 ocorrências de outubro de 2023, segundo o “Painel de Acidentes de Trânsito” do Observatório de Segurança Pública, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).
Segundo o painel, o número de mortes em acidentes de trânsito em outubro deste ano na região caiu 25% em relação ao mesmo período de 2023.
No ano passado, quatro pessoas morreram em decorrência de acidentes, sendo duas em São Sebastião do Paraíso, uma em Monte Santo de Minas e uma São Roque de Minas. Neste ano, o número caiu para três vítimas, uma em Nova Resende, uma em Pimenta e uma em São Sebastião do Paraíso.
Segundo a secretaria, no mês de outubro os três óbitos ocorreram na rua São Paulo (Nova Resende), na MG-050 (Pimenta) e na MGC-491 (São Sebastião do Paraíso). Em outubro deste ano, o painel registra 125 vítimas de acidentes de trânsito na região, quatro a mais que no mesmo período de 2023.
Acidentes
De acordo com a secretaria, 12 municípios da região tiveram aumento no número de registros de acidentes em outubro deste ano, comparado com o mesmo mês de 2023. Alpinópolis (11 ocorrências), São Roque de Minas (cinco) e Vargem Bonita (duas) mantiveram o índice de registros nos dois períodos pesquisados.
Segundo o órgão, Passos concentra 38,73% do total de registros de acidentes no mês de outubro na região. Em 2024, foram 141 ocorrências. No mesmo período em 2023 foram 112 acidentes, o que representa em alta de 25,9%.
Conforme o painel, São Sebastião do Paraíso teve queda de 27,5% no número de acidentes de trânsito, com 42 casos em outubro de 2024. No ano passado, o município teve 58 acidentes.
Em Piumhi, a Sejusp aponta 31 ocorrências no mês de outubro de 2023, saltando para 32 no mesmo período deste ano.
O painel registrou aumento de 83,34% no número de acidentes em Itamogi, sendo o maior índice da região. Em outubro de 2023, foram registradas seis ocorrências, passando para 11 no mesmo período deste ano.
Em contrapartida, o município de Ibiraci registrou queda de 62,5%, seguido de Bom Jesus da Penha e São José da Barra que registraram diminuição de 50% no número de ocorrências.
Doresópolis não teve nenhum registro de acidente de trânsito nos dois períodos pesquisados. Já Pratápolis não teve ocorrência no mês de outubro. Em agosto de 2023, o município teve quatro registros.
Vítimas
O “Painel de Acidentes de Trânsito” do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais registrou 125 vítimas de trânsito na região durante o mês de outubro deste ano. No mesmo mês do ano passado foram 121 vítimas no trânsito, o que corresponde em aumento de 3,31%.
De acordo com a Sejusp, o painel considera vítimas com condição física leve, grave ou inconsciente, sem lesão aparente ou ainda fatal.
Segundo o painel, nove municípios tiveram alta no número de registros de vítimas no trânsito. Bom Jesus da Penha (uma vítima), Ibiraci (uma), Monte Santo de Minas (três) e Nova Resende (seis) mantiveram o número de ocorrências, considerando os dois períodos pesquisados.
De acordo com a Sejusp, Passos teve 44 vítimas no trânsito em outubro de 2023, passando para 46 no mês passado, o que corresponde em alta de 4,55%.
Em São Sebastião do Paraíso o painel registra 21 vítimas em outubro deste ano, o que representa queda de 22,22%. No mesmo período de 2023 foram 27 vítimas.
Piumhi teve queda de 9,09%, com 11 vítimas no trânsito em outubro do ano passado, caindo para 10 pelo mesmo período deste ano.
Capitólio e Delfinópolis registraram os maiores índices de aumento no número de vítimas no trânsito na região, com 200% em cada município, saltando de uma vítima em outubro do ano passado, para três no mesmo período de 2024.
Já Carmo do Rio Claro teve a maior queda na região, com apenas uma vítima em outubro deste ano. No ano passado o município registrou quatro vítimas no trânsito.
As cidades de Capetinga, Claraval, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Pratápolis, São José da Barra e São Roque de Minas não tiveram vítimas de trânsito em outubro deste ano.