26 de setembro de 2024
Painel registrou 129 vítimas em acidentes de trânsito na região durante o mês de agosto deste ano./ FOTO: Reprodução
Carlos Renato
PASSOS – A região teve 375 registros de acidentes de trânsito no mês passado, o que representa uma alta de 7,76%, em relação às 348 ocorrências de agosto de 2023, conforme informações do “Painel de Acidentes de Trânsito” do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais.
O número de mortes em acidentes de trânsito na região em agosto deste ano subiu 600% em relação ao mesmo período de 2023. No ano passado, uma pessoa morreu em decorrência de acidente registrado em agosto em Passos. Neste ano, o número subiu para sete, em ocorrências em Carmo do Rio Claro, Cássia, Alpinópolis, Jacuí e Monte Santo de Minas.
Os dados foram publicados nesta quarta-feira, 25, pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).
A Sejusp registrou sete mortes em decorrência dos acidentes de trânsito ocorridos no mês de agosto deste ano na região, com alta de 600% em comparação ao mesmo período em 2023, quando teve um registro de óbito na cidade de Passos.
Segundo o painel, no mês passado foram duas mortes em Carmo do Rio Claro, nas rodovias MG-184 e MGC-265. Cássia também teve dois óbitos no mês passado, ambos na MG-344.
Os municípios de Alpinópolis, Jacuí e Monte Santo de Minas registraram uma morte no trânsito cada, sendo, respectivamente, na rodovia MG-050, na Avenida Antônio de Paula Lima e MG-491.
Acidentes
De acordo com a secretaria, 14 municípios da região tiveram aumento no número de registros de acidentes em agosto deste ano, comparado com o mesmo mês de 2023. Ibiraci (seis ocorrências) e Vargem Bonita (duas ocorrências) mantiveram o índice de registros nos dois períodos pesquisados.
Segundo o órgão, Passos concentra 32% do total de registros de acidentes no mês passado na região. Em 2024, foram 120 ocorrências. No mesmo período em 2023 foram 119 acidentes, o que representa em alta de 0,84%.
Conforme o painel, São Sebastião do Paraíso teve aumento de 20% no número de acidentes de trânsito, com 60 casos em agosto de 2024. No ano passado, o município teve 50 acidentes.
Em Piumhi, o Sejusp aponta 33 ocorrências no mês de agosto de 2023, saltando para 39 pelo mesmo período deste ano, alta de 18,18%.
O painel registrou aumento de 133,33% no número de acidentes em Guapé, sendo o maior índice da região. Em agosto de 2023, foi registrado três ocorrências, passando para sete no mesmo período deste ano.
Em contrapartida, os municípios de Bom Jesus da Penha, Capetinga e São José da Barra registraram queda de 50% no número de ocorrências.
Doresópolis não teve nenhum registro de acidente de trânsito nos dois períodos pesquisados. Já Fortaleza de Minas não teve ocorrência no mês passado. Em agosto de 2023, o município teve dois registros.
Vítimas
O “Painel de Acidentes de Trânsito” do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais registrou 129 vítimas de trânsito na região durante o mês de agosto deste ano. No ano passado, pelo mesmo período foram 135 vítimas no trânsito, o que corresponde em queda de 4,44%.
De acordo com a Sejusp, o painel considera vítimas com condição física leve, grave ou inconsciente, sem lesão aparente ou ainda fatal.
Segundo o painel, oito municípios tiveram alta no número registros de vítimas no trânsito. Em Capitólio (três vítimas), Delfinópolis (duas), Nova Resende (cinco) e Pimenta (uma) mantiveram o número de ocorrências, considerando os dois períodos pesquisados.
De acordo com a Sejusp, Passos teve 49 vítimas no trânsito em agosto de 2023, passando para 43 no mês passado, o que corresponde em queda de 12,24%.
Em São Sebastião do Paraíso teve aumento de 9,09% no número de vítimas em agosto deste ano, com registro de 24 ocorrências. Pelo mesmo período de 2023, foram 22 vítimas.
Piumhi teve alta de 44,44%, com nove vítimas no trânsito em agosto do ano passado, saltando para 13 no mês passado.
Alpinópolis e Guapé registraram o maior índice de aumento no número de vítimas no trânsito na região, com 300% em cada município, saltando de uma vítima em agosto do ano passado, para quatro pelo mesmo período de 2024.
Já Itamogi e Itaú de Minas tiveram a maior queda na região, com apenas uma vítima no mês passado. Em agosto de 2023, os municípios registraram quatro vítimas no trânsito.
As cidades de Claraval, Doresópolis, Fortaleza de Minas, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita não tiveram vítimas de trânsito em agosto deste ano.