Ícone do site Folhadamanha

Região teve 1,6 mil acidentes de trânsito em 2024, diz Sejusp

Passos lidera número de ocorrências na região com 515 acidentes entre janeiro e maio deste ano / Foto: Reprodução

CARLOS RENATO

 

PASSOS – A região de Passos teve 1.621 registros de acidentes de trânsito entre os meses de janeiro e maio de 2024, conforme dados do “Painel de Acidentes de Trânsito” do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais.

No mesmo período do ano passado, foram 1.587 acidentes na região. Neste ano, os registros de acidentes aumentaram 2,15% nos primeiros cinco meses. Os dados foram publicados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp). Em Piumhi, os registros caíram 21,53%.

Passos lidera a estatística de acidentes de trânsito na região. De janeiro a maio deste ano foram 515 registros e, no mesmo período de 2023, foram 480, o que corresponde o que corresponde em um crescimento de 7,31%.

As cidades de Cássia (56 registros), Guapé (35), Itaú de Minas (55) e São José da Barra (24) tiveram aumento de acidentes entre janeiro e maio deste ano, em comparação a 2023.

Já os municípios de Capitólio (57 registros), Jacuí (17), Pimenta (33) e São Tomás de Aquino (12), São Sebastião do Paraíso e Piumhi tiveram queda nos registros de acidentes neste ano, em comparação com os meses de janeiro a maio de 2023.

Segundo o painel, São Sebastião do Paraíso teve queda de 6,4% no número de acidentes, com 234 registros em 2024. No ano passado, teve 250 acidentes.

Em Piumhi, o número caiu de 209 em 2023 para 164 neste ano, o que corresponde em 21,53%.

Bom Jesus da Penha (17) e Vargem Bonita (4) mantiveram o índice de registros de acidentes de trânsito nos dois períodos pesquisado.

Minas

Entre janeiro e maio de 2023, Minas Gerais teve 110.701 mil acidentes de trânsito. Neste ano, pelo mesmo período, o painel registrou 117.511 acidentes, o que corresponde em aumento de 6,15%.

Segundo o painel, os automóveis estão envolvidos na maior parte dos acidentes no geral, mas quando o recorte é de acidentes com vítimas, as motocicletas estão no topo dentre os tipos de veículos envolvidos.

Metodologia

O “Painel de Acidentes de Trânsito” do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais leva em consideração todo o tipo de veículo para apurar os acidentes no trânsito, dentre eles, carro, ônibus, semirreboque, caminhão, motocicleta, trator e bicicleta.

O painel também apura os registros por meio da condição física da vítima, podendo classificar o acidente como fatal, grave ou inconsciente, leve ou sem lesões aparentes.

O painel também considera a causa presumida do acidente, que inclui desatenção do condutor, animal na pista, aquaplanagem, carga mal acondicionada, conduta inadequada do pedestre, contramão de direção e defeito de sinalização.

O painel considera ainda os acidentes de trânsito dentro do perímetro urbano e os ocorridos nas rodovias e estradas rurais do estado.

Painel

O Painel Acidente de Trânsito foi desenvolvido pelo Observatório de Segurança Pública, da Sejusp, para dar transparência às ocorrências de trânsito em Minas Gerais, bem como para subsidiar a formulação de políticas públicas e a tomada de decisão referentes a essa temática.

Segundo a Sejusp, o painel é interativo e permite a qualquer cidadão acessar detalhamentos de vítimas, causas, endereços e condições das vias dos acidentes de trânsito registrados no estado.

De acordo com o subsecretário de Integração da Segurança Pública, Christian Vianna, objetivo é dar mais transparência às estatísticas relacionadas à temática e, assim, facilitar a construção de políticas públicas para reduzir os índices de acidentes e de vítimas de trânsito em Minas Gerais.

“Nosso propósito é dar cada vez mais transparência aos dados de Minas Gerais, para que possamos direcionar ações, programas e políticas”, ressaltou o subsecretário.

Sair da versão mobile