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Região tem 6 na lista do 2ª Prêmio Escola Transformação

Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, na Cohab II, obteve a maior pontuação da região, 9,2 na categoria Anos Finais./ Foto: Reprodução.

PASSOS – Seis escolas estaduais localizadas em municípios da região estão entres as instituições classificadas nos resultados finais da 2ª edição do Prêmio Escola Transformação 2023. São três instituições de ensino em Passos, uma em Piumhi, uma em Monte Santo de Minas e outra em Vargem Bonita. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), 293 escolas foram premiadas e vão receber cerca de R$ 28 milhões em investimentos.

Em Passos, a Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, na Cohab II, obteve a maior pontuação da região, 9,2 na categoria Anos Finais. No Ensino Médio, a Tancredo Neves atingiu 7,2. A escola Deus, Universo e Virtude atingiu 5 pontos e, a Nazle Jabur, 4,2.

Piumhi aparece na lista com a Escola Estadual Francisco de Paulo Rebelo Horta, no Ensino Médio, com desempenho de 5,2, e nos Anos Finais (5,3). Em Monte Santo de Minas, a Escola Estadual Américo de Paiva registrou 5,3 pontos na categoria Anos Finais e, em Vargem Bonita, a Escola Estadual São Francisco atingiu 7,7 pontos nos Anos Finais.

A lista com as escolas foi publicada na edição desta no Diário Oficial Eletrônico de Minas Gerais. Segundo a SEE, a premiação já é conhecida na rede e as escolas aguardam para executarem projetos com os recursos distribuídos. De acordo com o cronograma, de 27 de outubro a 14 de novembro serão feitas as escolhas dos projetos pelas escolas premiadas.

Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Silva Senra, o prêmio é o resultado do empenho das escolas no desenvolvimento e na aplicação das avaliações diagnósticas ao longo do ano de 2023.

“É muito importante o resultado dessa premiação para essas escolas, que traz um investimento significativo para elas, que poderão aplicar nos seus projetos pedagógicos e em todos os trabalhos que querem desenvolver com seus estudantes”, comenta.

Também nesta quinta, foi disponibilizado no Portal Simave os resultados finais da Avaliação Intermediária. A finalidade foi mensurar os dados de aprendizagem para que estratégias de aperfeiçoamento sejam trabalhadas até o final deste ano letivo.

Essa prova também forneceu as informações de participação e desempenho dos estudantes, que embasaram o cálculo do índice usado na aplicação do Prêmio Escola Transformação.

Para serem elegíveis ao prêmio, as escolas devem obter uma média mínima de 80% na taxa de participação das áreas de conhecimento da Matemática, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Nesta segunda edição da premiação, foram concedidos 350 prêmios a 293 instituições, divididos por nível de ensino, categoria de premiação e porte da escola.

Cada unidade receberá valores em dinheiro, por premiação, para serem usados no desenvolvimento de projetos pedagógicos, conforme orientação e critérios estabelecidos no Portfólio Pedagógico da SEE-MG.

A iniciativa tem por objetivo reconhecer e premiar experiências de sucesso das escolas públicas estaduais de Minas. Os destaques vão para os resultados de desempenho nas avaliações aplicadas na rede e nos resultados parciais de fluxo escolar nos seguintes níveis do ensino: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Até R$ 125 mil por escola

Participam do Prêmio Escola Transformação 2023 as escolas de ensino regular que possuam dez ou mais estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental, no 9º ano do ensino fundamental e/ou no 3º ano do ensino médio (tradicional e integrado).

Não participam as modalidades de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e as escolas exclusivas de Educação Especial.

A premiação das escolas é feita a partir do Índice Escola Transformação (Inest), que leva em consideração os indicadores de fluxo e desempenho dos estudantes. A premiação varia de R$ 25 mil a R$ 125 mil de acordo com o porte da unidade.

Com repasse de recursos por meio de termo de compromisso, a execução dos valores é feita a partir da seleção de projetos — dentre os que constam no Portfólio de Projetos Pedagógicos, disponibilizado pela SEE, e com aprovação do colegiado escolar — para a implementação de ações de melhoria, que estejam no limite dos recursos recebidos.

Avaliação intermediária

Os testes foram compostos por questões de múltipla escolha e dispostos na prova com graus de dificuldade diferenciados (fácil, médio e difícil).

A avaliação permite à SEE/MG levantar os dados para que os professores possam realizar um trabalho de recuperação e fazer as mediações necessárias para que as aprendizagens aconteçam.

Possibilitando, assim, qualificar e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem individualmente, ao longo do ano letivo.

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