20 de fevereiro de 2025
41 medicamentos e insumos são 100% gratuitos para todos os brasileiros, ampliando a assistência farmacêutica no país / Foto: Reprodução
Carlos Renato
PASSOS – O Ministério da Saúde atualizou a lista de estabelecimentos credenciados no programa “Farmácia Popular do Brasil”. A região tem 160 drogarias que atendem à política de acesso gratuito a 41 medicamentos.
Segundo o ministério, a listagem serve para o ano de 2025, sendo atualizada e divulgada mensalmente no site oficial do programa, levando em conta os novos credenciamentos, os eventuais descredenciamentos e alterações de endereço.
Passos é a cidade com maior número de credenciamento, com 36 estabelecimentos aptos para atuar no programa, seguido por São Sebastião do Paraíso (22), Piumhi (12) e Guapé (9).
O único município da região que ainda não possui farmácia popular é Doresópolis. Conforme o ministério, desde a última sexta-feira, 14, todas as farmácias localizadas em municípios onde ainda não existem locais credenciados poderão solicitar a entrada no programa.
Segundo o edital de convocação de credenciamento, Doresópolis possui até duas vagas no programa que ainda não foram preenchidas.
Para saber o nome dos estabelecimentos credenciados no programa e o respectivo endereço, o interessado pode acessar o site do Ministério da Saúde, pelo link: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular e clicar no ícone “Lista de Farmácias Credenciadas”.
Medicamentos
Segundo o Ministério da Saúde, o programa “Farmácia Popular” oferece, de forma gratuita, 41 itens do catálogo de medicamentos e insumos de saúde, que englobam doenças como hipertensão, diabetes, rinite, asma, osteoporose, entre outras, fraldas geriátricas e absorventes menstruais.
O órgão aponta que 3,5 milhões de pessoas foram beneficiadas em Minas, ultrapassando os 3,2 milhões atendidos em 2022, até então o recorde no estado. Minas conta com 5.361 farmácias credenciadas espalhadas por 790 municípios.
Programa
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou na semana passada a ampliação da gratuidade de insumos para todos os brasileiros, destacando a relevância da medida diante do envelhecimento da população e das demandas crescentes por cuidados continuados.
“As fraldas geriátricas, por exemplo, que agora são fornecidas gratuitamente, garantem uma economia de até R$ 270 mensais para idosos e pessoas com deficiência. Isso significa mais dignidade para quem mais precisa. A dapagliflozina, por sua vez, representa uma economia de cerca de R$ 190 por mês para as famílias”, destacou Nísia.
Segundo a ministra, a ampliação do programa representa fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do compromisso com o acesso universal à saúde. “O SUS é patrimônio do povo brasileiro. Expandir o ‘Farmácia Popular’ é assegurar que a saúde chegue a todos, sem barreiras financeiras. Essa conquista é fruto de um esforço coletivo, de diálogo com estados e municípios, e de um olhar atento para as necessidades da nossa população”, afirma.