Ícone do site Folhadamanha

Região tem 15 casos confirmados de meningite em 2024, diz ministério

Meningite bacteriana é geralmente mais grave e os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca./ FOTO: Reprodução

Carlos Renato

PASSOS – Quinze casos de meningite e uma morte em decorrência da doença foram confirmados na região janeiro e setembro deste ano. O número de casos está próximo do total registrado nos 12 meses de 2023, quando a região teve 17 ocorrências da doença. O óbito foi confirmado em Passos.

Os dados, atualizados até o dia 20 de setembro, foram divulgados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

Segundo o Sinan, a região teve 44 casos notificados da doença no ano de 2023. Já neste ano, considerando os meses de janeiro a setembro, são 28 notificações.

Passos concentra 53,33% do total de casos confirmados de meningite na região em 2024, com oito pessoas acometidas pela doença. Em relação às notificações, o município concentra 53,57% do total divulgado, com 15 casos notificados até setembro deste ano.

De acordo com o Sinan, desde 2010, ano que o sistema passou a contabilizar os dados da doença, Passos teve 59 casos confirmados de meningite e 110 notificações.

Em São Sebastião do Paraíso, o sistema aponta seis casos confirmados da doença em 2023. Até setembro deste ano, o município teve três casos divulgados. Em relação às notificações, no ano passado foram nove e, até setembro de 2024, três.

Segundo o sistema, na séria histórica (2010 a 2024), São Sebastião do Paraíso teve 46 casos confirmados e 54 notificações.

Piumhi atingiu, até o momento, dois casos confirmados de meningite em 2024. No ano passado, a cidade não teve nenhum registro confirmado. Em relação ao total de notificações, manteve dois casos em 2023 e até setembro deste ano.

Conforme informa o Sinan, Piumhi teve o registro de 17 casos confirmados e 35 notificações da doença desde 2010.

Segundo o sistema, em 2023 três casos ficaram inconclusivos, sendo dois em São Sebastião do Paraíso e um em Pimenta. Até setembro deste ano, a região tem apenas um caso sem conclusão no município de Ibiraci, além de outro caso ainda em investigação.

Vacinação

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Ministério da Saúde enviou cerca de 400 mil doses da vacina contra a doença.

Segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda o esquema de duas doses da vacina meningocócica C conjugada aos três e cinco meses de idade, e um reforço administrado aos 12 meses. Já a vacina meningocócica ACWY conjugada é recomendada para adolescentes na faixa etária de 11 e 12 anos de idade em dose única.

Sair da versão mobile