12 de maio de 2023
Foto: Reprodução / Arquivo FM.
PASSOS – Com mais dois óbitos em decorrência da dengue confirmados em São Sebastião do Paraíso, subiu para 13 o número de mortes pela doença na região neste ano. De acordo com informações do Painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgadas nesta sexta-feira, na regional de Saúde de Passos já são 28.510 casos prováveis da doença, sendo 14.132 deles confirmados. A região também tem 15 óbitos em investigação.
Entre todas as regionais de Saúde de Minas, Passos e Patos de Minas, que também registra 13 óbitos confirmados, apresentam os maiores números de mortes por dengue neste ano. No estado, a SES registra 306.175 casos prováveis, sendo 146.056 deles confirmados, 79 óbitos confirmados e 116 em investigação.
Em Paraíso, segundo a SES, já são três óbitos por dengue, confirmados, e seis em investigação. Em Passos, a secretaria registra seis mortes confirmadas e duas em investigação. Itaú de Minas tem dois óbitos confirmados e quatro em investigação. As outras duas mortes confirmadas pela SES na região ocorreram em Capitólio e Pratápolis. Alpinópolis, Fortaleza de Minas e Piumhi têm uma morte em investigação cada.
De acordo com dados da SES, os municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Passos concentram 71,2% dos 40.044 casos prováveis notificados no Sul de Minas. Entre as quatro regionais de Saúde do Sul de Minas (Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha), a SES registra 18 óbitos confirmados, sendo 13 na de Passos e cinco na de Varginha. Dos 22.205 casos confirmados da doença no Sul de Minas, 10.065 são em Passos.
Na análise dos números divulgados pelo painel de monitoramento nesta sexta-feira em relação ao último boletim epidemiológico de dengue, chikungunya e zika, do dia 8 deste mês, foram notificados 1;664 novos casos prováveis de dengue. Os maiores aumentos foram registrados nos últimos quatro dias em São Sebastião do Paraíso (413), Passos (246) e Piumhi (221).
A região registra, até esta sexta-feira, 80 casos prováveis de chikungunya e 7 de zika vírus. Segundo o painel de monitoramento, Piumhi, com 49 notificações de chikungunya e cinco de zika, é o município com maior número de casos prováveis das duas doenças. Passos, com seis notificações de chikungunya e um de zika, e São Sebastião do Paraíso, também com seis e um registros, respectivamente, aparecem em segundo lugar entre as cidades com maior incidência.
Em Pimenta, são quatro casos de chikungunya. Carmo do Rio Claro, Itaú de Minas, Monte Santo de Minas tiveram três notificações da doença. Os outros registros da doença foram em Capitólio, Cássia, Delfinópolis, Pratápolis e São Tomás de Aquino, com um caso provável em cada.