Rafael Marcon
PASSOS – A região recebeu cinco selos Ouro e sete selos Prata na premiação realizada pelo Governo Estadual e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para celebrar os municípios mineiros que alcançaram as metas de vacinação instituídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2022. As prefeituras dos 12 municípios com melhores índices de vacinação da região foram premiadas na cerimônia dos selos ‘Reconhecimento Bora Vacinar’ , que aconteceu na última quarta-feira, 19.
Os municípios de Claraval, Ibiraci, Itamogi, Nova Resende e São Tomás de Aquino receberam o selo Ouro. Já Bom Jesus da Penha, Capetinga, Itaú de Minas, Jacuí, Pimenta, São João Batista do Glória e Vargem Bonita garantiram o selo Prata do ‘Bora Vacinar’. Foram 14 vacinações inclusas como metas para a premiação, sendo as de combate a BCG, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningocócica Conj. C, Pentavalente, Poliomielite VIP, Febre Amarela, Tríplice viral – D2, Poliomielite VOP, DTP, Varicela e Hepatite.
Segundo a secretária de Saúde de São João Batista do Glória, Silvania Vilela, a cerificação Bora Vacinar representa a união das secretarias para o melhor serviço prestado à população. “A cerificação é muito importante para o município e mostra o envolvimento das secretarias: Saúde, Educação e Serviço Social, além da Atenção Primária a Saúde e Vigilância em Saúde, no serviço prestado à população. O cumprimento das metas se dá com busca ativa dos faltosos, realização de vacinação aos sábados e também com a realização de vacinação no período noturno. Parabenizo todos envolvidos pelo empenho e dedicação”, disse.
Para o secretário de saúde de Vargem Bonita, Antônio Batista da Silva, o Toninho, o selo premia o excelente trabalho desenvolvido pela Saúde do município. “Essa premiação se torna importante para nosso município. Ela vem coroar o excelente trabalho de nossas profissionais que não medem esforços para cumprir a meta de cobertura vacinal, fazem um serviço relevante, que são as buscas ativas: vão até a casa do paciente, que em muitos casos não tem como se locomover para ser vacinado. Além das buscas, fazemos um trabalho de divulgação que auxilia bastante, e uma premiação como essa é o reconhecimento que o trabalho está no caminho certo”, afirmou.
Para a secretária de Saúde de Bom Jesus da Penha, Rosana Cardoso, a premiação tem como objetivo fornecer e realizar ações de incentivo à vacinação com o intuito de aumentar a cobertura vacinal e melhorar sempre os resultados. “Trabalhamos muito em cima de busca ativa, diálogo, conscientização a população e palestras em escolas com o intuito de incentivar a vacinação”, disse.
“Para nós, é importantíssimo receber o selo Bora Vacinar, porque isso quer dizer que estamos cumprindo as nossas metas e estamos no caminho certo. É importante para o município e para as nossas crianças esse comprometimento da administração municipal. Isso traz mais saúde, conforto e segurança para os nossos munícipes”, enfatizou a secretária.
Premiação
O selo Bora Vacinar foi dividido em selo Prata e selo Ouro. Para os 269 municípios que atingiram a meta de dez a 13 vacinas, das 14 avaliadas destinadas às crianças de até dois anos pelo PNI, foi destinado o selo Prata. Já os outros 67, que atingiram as metas de cobertura de todas as 14 vacinas no ano de 2022, receberam o selo Ouro. Conforme publicação realizada no site oficial do governo, o objetivo da premiação foi incentivar o combate à doenças imunopreveníveis, para evitar a ocorrência de novas epidemias e o retorno de doenças já erradicadas.