26 de fevereiro de 2025
Nota da prefeitura diz que vacinação ainda continua liberada somente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos / Foto: Reprodução
Vinícius Borges
PASSOS – A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) registrou a primeira morte com suspeita de dengue na região em 2025. O óbito, que está em investigação, ocorreu em Monte Santo de Minas.
No município, segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses, também foram registrados 66 casos prováveis neste ano, sendo 11 deles confirmados.
Na região, o número de casos prováveis chegou a 1.232 nesta terça-feira, com 312 confirmações da doença. Ainda não há mortes em decorrência da dengue confirmadas na região neste ano.
Segundo o painel, Passos, que tem 435 casos prováveis, sendo sete confirmados, e São Sebastião do Paraíso, que tem 308 casos prováveis e 153 confirmações, são os municípios com mais notificações nas nove semanas epidemiológicas deste ano.
Em relação ao mesmo período do ano passado, os números da dengue estão bem menores em 2025. Nas nove primeiras semanas epidemiológicas de 2024, a região já havia registrado dez mortes confirmadas e um óbito em investigação. O número de casos prováveis estava em 12.189, sendo que 11.634 deles já haviam sido confirmados.
Vacinas
No ano passado, 1.684 pessoas com idade entre 10 e 14 anos foram imunizadas com a primeira dose da vacina contra a dengue em Passos e 300 receberam a segunda dose do medicamento. Em 2025, 408 pessoas receberam a primeira dose. Neste ano, 212 pessoas que receberam a primeira dose da vacina em 2024 já tomaram a segunda.
No município não há previsão de ampliação do público-alvo na imunização contra a dengue. De acordo com a enfermeira da Referência Técnica em Imunização Priscila Soares Corrêa Faria, o município conta com 220 doses de vacinas contra a dengue com validade até 13 de novembro e mais um lote de 470 doses com validade até 18 de dezembro.
No último dia 14, o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica com orientações para ampliação do público-alvo em caso de vacinas que estivem com a até dois meses de validade. Elas poderiam ser remanejadas para cidades que não foram contempladas com a vacinação ou ser aplicadas em pessoas com idade entre 6 e 16 anos.
Para as vacinas que estiverem a um mês de expirar a validade, a estratégia pode ser expandida até o limite etário especificado na bula, abrangendo a faixa etária de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Em Passos, as salas de vacinação para a aplicação das doses da dengue são o PSF CSU e o São Lucas, com o horário de funcionamento das 8h às 16h. Já o PSF Planalto, Coimbras I, Coimbras II, Penha III, Casarão, São Francisco e Vila Betinho funcionam das 8h às 11h e das 13h às 16h. No PSF Aclimação, o horário de funcionamento é das 8h às 13h.
Nesta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciaram a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue.A previsão é que, a partir de 2026, sejam oferecidas 60 milhões de doses anuais.
Segundo a ex-ministra, a expectativa é que, em dois anos, é vacinar a população com idade entre 2 e 59 anos, com possibilidade de ampliação do quantitativo conforme demanda e capacidade produtiva.