Destaques Geral

Região pode ter vendaval e chuva de granizo, diz Inmet

21 de outubro de 2024

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (INMET) PREVÊ CHUVAS DE 50 A 100 MILÍMETROS POR DIA, VENTOS DE ATÉ 100 KM/H E CHUVA DE GRANIZO / Foto: Reprodução

PASSOS – A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) alerta a população sobre a previsão de chuvas intensas, com possibilidade de vendaval e queda de granizo até este domingo.

De acordo com alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região pode ter chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (de 60 a 100 km/h), e queda de granizo. O instituto aponta também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

A Cedec aponta que, neste domingo, o céu deve ficar parcialmente nublado, com atuação de tempestades severas, associadas a granizo e vendavais, no Oeste do estado. Entre o Sul de Minas e o Vale do Rio Doce, o tempo deve permanecer nublado e chuvoso. A previsão é de acumulados de chuva entre 40 e 80 mm no Centro/Noroeste de Minas.

Segundo a Cedec, a Defesa Civil permanece tem monitorado o estado 24 horas e conta com equipes de sobreaviso em todas as regiões para pronto emprego em caso de necessidade.

“Junto aos demais órgãos, entidades e parceiros que compõem o Sistema Estadual de Defesa Civil, seguimos trabalhando para fazer de Minas um estado cada vez mais resiliente. É importante que todo mineiro tenha conhecimento da possibilidade de fortes chuvas e planeje seus deslocamentos para evitar exposição ao risco, por isso é válido estar cadastrado no 40199”, destaca o coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, major BM Wenderson Duarte Marcelino.

O serviço de alertas via SMS é gratuito e não precisa de acesso à internet. Para receber os avisos meteorológicos no celular, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199.

Confira algumas dicas de prevenção da Defesa Civil Estadual em casos de chuvas fortes:

  • Não atravesse a enxurrada
  • Mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos
  • Em caso de raios, procure abrigo em construções e veículos e evite ficar debaixo de árvores. Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível.
  • Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia imediatamente da área afetada, e não retorne ao local até a devida liberação.
  • Atenção motorista! Em caso de fortes chuvas, só siga adiante se a água estiver abaixo do meio das rodas. Se a água ultrapassar o meio da porta, suba para o teto e use o cinto de segurança para se segurar. Não subestime a força da água!
  • Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil