PAULO NATIR
A nossa gente é muito abençoada / porque o Senhor derramou em nós todo seu amor!
A notícia chegou e encantou muito. Principalmente os moradores do bairro São Francisco em Passos. O monsenhor Geraldo dos Reis Maia foi eleito bispo da diocese de Araçuaí (MG). “Recebo esse anúncio com sentimento de responsabilidade, mas com muita alegria e esperança que assumo esse ministério e peço as bênçãos de Nossa Senhora da Lapa – padroeira da diocese de Araçuaí, disse o religioso – atual diretor do Seminário Propedêutico de Uberaba e ex-reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro.
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) foi a primeira grande entidade a saudar e cumprimentar o novo bispo: “A CNBB acolhe com alegria a notícia de sua nomeação para a Diocese de Araçuaí e manifesta gratidão ao Santo Padre, o papa Francisco, em continuar a oferecer pastores para o rebanho das igrejas particulares de nosso Brasil”, anunciou a entidade em nota. Diversos membros da CNBB também divulgaram manifestos saudando o novo bispo.
A Arquidiocese de Uberaba promoveu na tarde do último sábado uma celebração muito especial e concorrida para a ordenação episcopal do monsenhor Geraldo. A presidência do ato ficou a cargo do muito querido Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano de Uberaba. Uma caravana de amigos de Passos esteve presente nesse momento muito especial. Cerca de três mil estiveram presentes. Dom Geraldo assume o cargo no dia 17 de agosto.
Nascido há 60 anos no distrito de Babilônia, no lindo município de Delfinópolis, monsenhor Geraldo foi ordenado diácono no dia 06 de agosto de 1 988, já no dia 08 de dezembro do mesmo ano foi ordenado presbítero, por intermédio de Dom Benedito Ulhôn Vieira.
Em sua formação o novo bispo tem doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e mestrado pela FAJE (Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte). Atualmente é administrador da paróquia São José, no bairro Tutunas, na periferia de Uberaba é também diretor do curso Propedêutico; membro do Conselho de Formadores; do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores. É ainda assessor do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas e da Escola de Fé e Cidadania, na arquidiocese de Uberaba.
Entre inúmeras ações realizadas por monsenhor Geraldo uma de suas mais nobres missões aconteceu entre os anos de 2 014 a 2 020 quando esteve a serviço da igreja como reitor do Colégio Pio Brasileiro, em Roma.
Filho dos saudosos amigos shô Antônio e dona Benedita “rezadeira” padre Geraldo nasceu na antiga Ponte Alta, no município vizinho de Delfinópolis e desde muito criança ele decidiu ser padre, para alegria e bênçãos da Dona Benedita – eterna guardiã da capela de São Francisco. Aos cinco anos sua família se mudou para Passos e ele se matriculou no antigo “presinho” na conceituada Escola Estadual Geraldo Starling Soares. “Ali tive a base de toda minha formação, ressaltou. Ele tem oito irmãos.
Ainda na adolescência o religioso se juntou aos jovens em oração no saudoso Mesc (Movimento Especial a Serviço de Cristo) então grupo religioso dos jovens residentes no bairro São Francisco. “Guardo grandes lembranças desse período”, recordou o novo bispo.
Durante todo seu serviço prestado na igreja em diversos municípios monsenhor Geraldo destaca os trabalhos realizados na zona rural. ”Existe na roça uma fé diferenciada. O povo do campo é muito especial”, avaliou o religioso.
Arquidiocese de Uberaba está pedindo em suas redes sociais muita oração para o novo bispo. ”Pedimos a todos os fiéis que se unam em oração, pedindo a benção de Deus sobre o monsenhor Maia, quando ele se prepara para assumir novas responsabilidades”, diz a nota. Nós também pedimos a Deus para continuar iluminando os caminhos desse nobre religioso que é motivo muita alegria para todos. Permaneçam todos com Deus!
PS – Para pedir desculpas ao astro Lulu Santos. Na semana passada eu escrevi que um de seus maiores sucessos “Minha Vida” era de autoria de Leo Jaime.
PS1 – Só lamentar muito o falecimento da querida e quase centenária Geny Machado de Melo, 97 anos, ocorrido na terça-feira, em Belo Horizonte. “Madrinha” Geny foi velada e sepultada na tarde de quarta-feira em Passos. Muita paz para toda Família.
PAULO é NATIR é Jornalista