PASSOS – O Ministério da Saúde anunciou o envio de 12.452 doses de vacina contra a dengue para municípios da região.
Os imunizantes fazem parte da quarta remessa de vacinas contra a doença e serão enviados para Passos, que deve receber 6.756 doses, Carmo do Rio Claro (1.248), Nova Resende (1.084), Alpinópolis (1.069), Itaú de Minas (820), São José da Barra (558), São João Batista do Glória (433), Bom Jesus da Penha (276) e Fortaleza de Minas (208).
De acordo com informações do ministério, a expansão da vacinação contra a dengue vai atingir 625 novos municípios e também os estados de Alagoas, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe e Mato Grosso.
A quarta remessa dos imunizantes prevê 986,5 mil doses, que também serão destinadas para os municípios beneficiados nas etapas anteriores, sendo 504,6 mil destinadas aos novos municípios e 481,9 mil para regiões beneficiadas nas etapas anteriores.
“Agora, temos 25 estados da federação contemplados com a vacina. Com essas novas remessas que estão sendo distribuídas, vamos chegar a 1,3 mil municípios atendidos em todo o Brasil. Importante destacar que estamos seguindo a lista de regiões previamente pactuada com os gestores de saúde dos estados e dos municípios”, afirma a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.
Segundo o ministério, a distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais, o ranqueamento das regiões de saúde e municípios. o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.
As doses destinadas para aplicação da segunda dose (D2) serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema da vacinação. O Ministério da Saúde reforça que é fundamental que estados e municípios acompanhem as notas técnicas que serão elaboradas a cada envio.
Mortes na região
Subiu para 11 o número de óbitos por dengue confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no Painel de Monitoramento de Casos da Vigilância Epidemiológica desta sexta-feira.
Nesta semana, foram confirmadas a primeira morte em Itamogi e a segunda em Cássia. Até a última segunda-feira, 22, eram nove óbitos em decorrência da dengue confirmados pela SES.
Passos, cidade com maior número de óbitos confirmados (cinco), superou os 14 casos prováveis nesta sexta-feira e chegou a 5.275 confirmações da doença.
Além das 11 mortes confirmadas, a região tem 41 óbitos em investigação com suspeita da doença. Cássia com 11 mortes suspeitas, é a cidade com maior número, seguida por Piumhi (sete), Passos (quatro), Capetinga e Carmo do Rio Claro, que têm três cada, Itaú de Minas, Pimenta, São Roque de Minas e São Sebastião do Paraíso, com duas em cada, Guapé, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Pratápolis e São João Batista do Glória, com uma em cada.