Gabriella Alux
PASSOS – Os municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos devem iniciar a imunização da vacina bivalente contra a covid-19 nesta quarta-feira, 1º. De acordo com a SRS-Passos, foram recebidas cerca de 13,1 mil doses da vacina bivalente Pfizer. Segundo a Superintendência, as doses são destinadas aos idosos e deverão ser aplicadas em ordem decrescente de idade.
Cidades polos da região como Poços de Caldas e Pouso Alegre iniciaram a aplicação da vacina ontem, 27, e Varginha também deve iniciar a imunização nesta quarta. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), as vacinas bivalentes protegem da cepa original do coronavírus e das variantes ômicron e BA.4 e BA.5.
“Essas vacinas fazem parte da primeira remessa da nova geração de imunizantes contra a doença e começarão a ser utilizadas na campanha da próxima estratégia de intensificação da vacinação contra a covid. As vacinas estão recomendadas para pessoas com 12 anos ou mais de idade e que estiverem incluídas nos grupos elencados para vacinação, que acontecerá, de forma escalonada, em cinco fases”, segundo nota.
Conforme o cronograma do Programa Nacional de Imunizações 2023, nesta primeira etapa da vacina bivalente contra a covid, serão imunizadas idosos com 70 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
“O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina covid-19 bivalente (reforço) a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes”, relatou a SES-MG em nota.
Na segunda fase, serão vacinadas idosos de 60 a 69 anos de idade. Na terceira fase, gestantes e puérperas. Na quarta, trabalhadores da saúde. E, por fim, na quinta fase, pessoas com deficiência permanente. Segundo a SES-MG, com as cinco fases finalizadas, a expectativa é que cerca de 5,6 milhões de pessoas já tenham sido imunizadas com a vacina bivalente contra a covid.