30 de maio de 2023
Foto: Arquivo FM.
PASSOS – Os municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos já aplicaram 35.188 mil doses da vacina bivalente contra a covid, segundo dados do Vacinômetro, atualizados nesta terça-feira, 30, pela Secretária de Estado de Saúde (SES-MG).
De acordo com o painel da SES, no município de Passos foram aplicadas 10.071 mil doses do imunizante, seguido de Carmo do Rio Claro e Piumhi, com 2.094 e 1.970, respectivamente, sendo os municípios que mais aplicaram o imunizante desde o início da vacinação na região. Itaú de Minas (1.959), Nova Resende (1.862) e Monte Santo de Minas (1.694) são outros municípios que mais vacinaram na região.
Conforme informações da SES-MG, o imunizante é destinado como reforço ao esquema vacinal primário ou para quem já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida.
A vacinação bivalente iniciou na região no mês de março, com a entrega de 13.158 doses aos municípios da SRS-Passos, correspondendo a primeira remessa.
A SRS-Passos atende 27 municípios, sendo: Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu, até 26 de maio, mais de 4,41 milhões da vacina bivalente contra covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). Até 25 de maio, foram aplicadas, em Minas Gerais, mais de 2,11 milhões de doses de reforço com o imunizante.
Para a população de 80 anos ou mais, a cobertura ainda está em 10,61%. Para as pessoas de 70 a 79 anos, 21,43% e, para o grupo de 60 a 69 anos, 28,47% – indicando baixa cobertura no grupo de pessoas com 60 anos ou mais. No total, 1.540.964 pessoas desse público receberam a vacina.
BELO HORIZONTE – A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais prorrogou a “Campanha de Vacinação contra Influenza” até o dia 31 de julho para a população com mais de seis meses de idade, conforme recomendação do Ministério da Saúde. A vacina é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, a decisão visa ampliar a cobertura vacinal, especialmente para os grupos prioritários, que são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da saúde (todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade); gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
A meta preconizada pelo Ministério da Saúde para esses grupos é de 90% de cobertura vacinal. Porém, até o momento, Minas Gerais atingiu a cobertura de 46,38% para essa população, estimada em 8.518.665 pessoas. No grupo de crianças e gestantes, essa cobertura é ainda mais baixa, sendo de 34,90% e 39,31%, respectivamente.
“A vacinação foi ampliada até 31 de julho por dois motivos, primeiro porque estamos no período sazonal de doenças respiratórias e é necessário aumentar a proteção da população, mas também porque está sobrando vacinas, porque nosso grupo alvo não atingiu a meta, crianças em especial não ultrapassaram 40% de vacinação”, disse o secretário de Estado de Saúde.
Baccheretti reforça que, com a vacinação, há a redução não apenas do risco de se desenvolver a doença, mas também das hospitalizações e, principalmente, dos óbitos relacionados à gripe. Por isso é de extrema importância que as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para se imunizar.
“A vacinação anual contra a Influenza está acontecendo desde o início de abril e, neste momento, o imunizante também está disponível para toda a população acima de seis meses de idade”, reforça.
Minas Gerais recebeu, até o momento, 7.467.960 doses de vacina contra influenza. Para garantir a continuidade da campanha até julho, a SES-MG já solicitou mais um milhão de novas doses ao Ministério da Saúde. A previsão é que os imunobiológicos cheguem ao estado nesta quinta-feira, 1.
Até março de 2023, foram registrados em Minas Gerais 469 internações hospitalares por Influenza. Em 2022 foram 3.244 internações por Influenza no Estado. Este ano, até 5 de maio, haviam sido registrados quatro óbitos pela doença. No ano passado, 132 pessoas morreram vítimas de Influenza.