Carlos Renato
PASSOS – O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, na semana passada, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023.
A região, composta por 27 municípios, atingiu média de 6,4 pontos nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) na rede pública de ensino, alta de 0,2 pontos em relação a última pesquisa feita em 2021.
No cenário estadual, a nota média da região ficou acima do registrado em Minas Gerais, que ficou em 6,3 pontos.
20 municípios da região evoluíram no indicador de aprendizagem dos estudantes, considerando a nota padronizada do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no ano de 2023. Ibiraci manteve os índices nas duas últimas pesquisas. Apenas seis cidades registraram queda no índice educacional.
A cidade de São José da Barra ficou em 1º lugar, atingindo a nota de 7,4 pontos no Ideb 2023 para os anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública. Em 2021, o índice foi de 6,8 pontos, o que equivale em alta de 0,8.
Segundo informações da Secretaria de Educação do município, essa conquista deve-se aos alunos, pela determinação e esforço, e aos pais e responsáveis, que, com apoio e confiança, foram essenciais na formação de um ambiente propício ao aprendizado.
“Um agradecimento especial também para os nossos educadores. Os professores, com sua paixão pela educação, dedicação e criatividade, desempenham um papel crucial na formação dos alunos. Sua capacidade de inspirar e guiar cada estudante é o que faz a diferença e, sem dúvida, foi fundamental para o nosso sucesso no Ideb”, informou.
“Esta conquista não é apenas um número; ela representa o esforço coletivo de toda a comunidade escolar. É um reconhecimento de que estamos no caminho certo, mas também um incentivo para que continuemos trabalhando juntos, buscando sempre a melhoria e a excelência na educação”, destacou a secretaria.
“Esse resultado do IDEB nos motiva a seguir em frente, a inovar e a buscar novas formas de engajar e educar nossos alunos. Temos a certeza de que, com o apoio de todos, podemos alcançar ainda mais”, reforçou o órgão de São José da Barra.
Itaú de Minas (7,2 pts), Fortaleza de Minas (7 pts) e São João Batista do Glória (7 pts) também se destacaram entre as maiores notas na região.
Passos atingiu índice de 6,5 nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em 2019, o município registrou nota de 6,8, caindo para 6,1 em 2021. São Sebastião do Paraíso teve nota de 6,4 pontos e Piumhi atingiu o índice de 6,3.
Anos finais do Ensino Fundamental atingem 4,9 pontos e Ensino Médio 4,1
PASSOS – Considerando as notas do Ideb nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da rede pública, a região atingiu a média de 4,9 pontos, mantendo o índice registrado também no estado.
O município de Bom Jesus da Penha alcançou o melhor índice na região, com nota de 5,9 no Ideb de 2023, alta de 0,6 ponto, em relação à pesquisa de 2021.
Itaú de Minas (5,7 pts), Capetinga (5,6 pts) e Claraval (5,4 pts) também se destacaram no Ideb nessa etapa de ensino. Já São Tomás de Aquino, com nota de 4,1, foi o município com o pior índice.
Passos alcançou a nota de 4,9 e São Sebastião do Paraíso ficou com 5,3 pontos. Já Piumhi atingiu o índice de 4,2 pontos.
Ensino Médio
Em relação aos resultados do Ideb 2023 para o Ensino Médio, a região ficou com média de 4,1 pontos, abaixo do índice alcançado em Minas Gerais (4,2 pts).
O município de Fortaleza de Minas ficou na primeira colocação, com nota de 5,1, seguido por Bom Jesus da Penha (4,9 pts) e Jacuí (4,6 pts).
Passos alcançou a nota de 4,3 e São Sebastião do Paraíso ficou com 4,5 pontos. Já Piumhi atingiu o índice de 3,9 pontos, um dos menores índices da região.
O Inep não divulgou os resultados do Ideb no Ensino Médio nos munícipios de Carmo do Rio Claro e Nova Resende.
Ideb
Segundo o Inep, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
Conforme o órgão, o Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
De acordo ainda com o Inep, o índice agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10, com a combinação entre fluxo e aprendizagem.