2 de outubro de 2023
Foram cinco vagas para o mandato do Conselho Tutelar de 2024/2028./ Foto: Reprodução.
Tamiris Figueiredo
PASSOS – Três quintos do Conselho Tutelar de Passos é composto por veteranas que foram reeleitas nas eleições deste domingo, 1º de outubro. Na região, em muitas cidades, ao menos um conselheiro foi reconduzido ao cargo.
Em Passos, a conselheira Tatiane Galdino foi reeleita com 761 votos, seguida pelas colegas de Conselho Luciene Martins (515 votos) e Fernanda Ribeiro (392). Leidhy Silva, com 343 votos, e Tia Polyana (323 votos) completam a composição do Conselho Tutelar que vai atuar no período de 2024 a 2028.
Também foram eleitos os suplentes Elange da Costa Pereira, com 235 votos, Cristiane Rizolino (152) votos, Fernando Assis Andrade, com 138 votos, Haryane Costa Andrade, com 137 votos e Andreia Cristina Ferreira, com 53 votos.
Em Minas 381 dos 853 municípios utilizaram urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).
Nas cidades da região que já divulgaram os resultados divulgados, como Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Ibiraci, Piumhi e São José da Barra também houve casos de reeleição.
As eleições para os conselhos tutelares são de responsabilidade dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os resultados oficiais de todas as cidades devem ser publicados nesta terça-feira, 3. Os conselheiros eleitos tomarão posse no cargo em 10 de janeiro de 2024.
Essa foi a primeira vez que as eleições para o Conselho Tutelar utilizaram urnas eletrônicas. A medida foi possível após aprovação de uma resolução pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de auxílio no pleito.
O Conselho Tutelar é a instituição que garante os direitos das crianças e adolescentes. É responsável por zelar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em situações que envolvem negligência, violência, exploração ou qualquer forma de violação dos direitos desses jovens.
BELO HORIZONTE – Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, o trabalho desempenhado por todos os servidores que participaram da eleição para o Conselho Tutelar nos municípios foi tranquila, destacando que “não houve qualquer tipo de problema nas cidades que utilizaram a urna eletrônica”.
Diversos setores do Tribunal e 205 zonas eleitorais permaneceram de plantão para realizarem o suporte técnico no final de semana da votação. O Disque-Eleitor registrou 266 chamados no dia 30/9 e 220 no dia 1º/10, cujos atendimentos versaram principalmente sobre o local de votação e situação eleitoral.
Em Minas Gerais, neste ano, o TRE preparou 5.514 urnas eletrônicas. Dessas, 3.873 foram usadas nas seções eleitorais montadas nos 381 municípios que aderiram ao empréstimo das urnas, 1.022 foram preparadas como reserva, conhecidas como urnas de contingência e 619 foram utilizadas para o treinamento dos mesários escolhidos pelos conselhos municipais. Apenas 33 urnas foram substituídas.
Belo Horizonte foi uma das cidades que integram o Estado, que não solicitou o apoio da Justiça Eleitoral. Na Capital, a votação ocorreu utilizando-se de sistema informatizado próprio.
Silvana do Jaime: 476 votos.
Rosicler do Brasilite: 338 votos.
Amanda do Carlinho da Soraya: 281 votos.
Flávia Lacerda: 253 votos.
Taciane, neta do Joaquim Satírio: 168 votos.
A 1ª suplência ficou com a Lila do Marquinho, com 151 votos; e a 2ª suplência com a Fernanda Bispo, com 13 votos.
Ana Paula
Dayane do 1,99
Nádia
Gabriela
Lúcia do Zé Chico.
A suplencia ficou com Alisson Vinícius, Tia Débora, Ângela, Nayara e Silvia.
Andreza de Fátima Santos Monteiro – 565 votos
Angela Maria Jorge – 234 votos
Clóvis André – 194 votos
Robson de Menezes – 179 votos
Anne Azevedo Aschar – 171 votos
A suplência ficou com Julio Ferreira Casimiro, que ficou como primeiro suplente, seguido por Andreia Augusto Brainer e Luiz Alfredo Leite, como terceiro suplente.
Gabriel do mercado – 308 votos
Vanessa Mayumi – 99 votos
Sargento Daniel – 82 votos
Rose – 56 votos
Mônica – 50 votos
A suplência ficou com Vanessa Levita em primeiro, seguida por Marisa do Nêgo Saturno, Maria Laura em terceiro, Nelma e Caili em quinta posição.
Eda Ferreira de Sousa – 361 votos
Daniela Goulart Machado – 311 votos
Dayane Pimenta Freitas Santos – 278 votos
Maria Josimeire Batista Brito – 255 votos
Sandra Maria de Oliveira Lúcio – 214 votos
Sendo os suplentes Lidiane Simara Oliveira Siqueira, em primeiro lugar, seguida por Camila Cristina Borges Silva e Ceila de Deus Ferreira Maia
Maiza – 267 votos
Nilza – 139 votos
Ellen – 100 votos
Priscila – 95 votos
Michelle -88 votos
Como suplentes estão Mariane, Herica, Rosilane Nane, Lidiane e Cristiane
Joice Aparecida de Faria – 280 votos
Selma Manhani – 241 votos
Josy Carrijo – 240 votos
Michele Freitas – 217 votos
Zélia Carrijo – 171 votos
Sem mais informações sobre os suplentes
Tatiane Aparecida Galdino Oliveira – 761
Luciene Martins – 515
Fernanda de Paula Ribeiro – 392
Leidyslane Penha Silva – 343
Polyana Fernanda Oliveira – 323.
Os suplentes são, Elange da Costa Pereira em primeiro, seguida de Cristiane Fátima Risolin, Fernando Assis Andrade em terceiro, Haryane Costa Andrade em quarto e Andreia Cristina Ferreira na quinta colocação.
Nicole Ferreira da Silva – 315 votos
Gustavo Henrique – 306 votos
Willian Antônio Borges – 199 votos
Sílvia Oliveira – 173 votos
Fernanda Menezes – 92 votos
Os suplentes são Michelly Kenia de Melo Rosa Pereira e Larissa Cunha
Rosangela Borges da Silva – 236 votos
Keila Rosa – 173 votos
Maria Clara Neves – 131 votos
Vanessa de Paula Mendonça – 128 votos
Priscila Antonia da Silva Santos – 125 votos
As 5 Conselheiras suplentes são, Raynara Ferreira, seguida por Jéssica Cardoso, Taila Ferreira, Jonara ocupando o quarto lugar e Marinez na quinta posição.
Para ter acesso aos resultados finais, os eleitores poderão consultar as Prefeituras ou conselhos municipais dos direitos da Criança e do Adolescente.
Conselheiros Tutelares eleitos em Carmo do Rio Claro./ Foto: Divulgação.