YNDRID HORRANA
PASSOS – A Redação Agência Escola (RAE), laboratório de aplicação prática dos cursos de Jornalismo e Publicidade e de Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) – unidade Passos, firmou parceria com a equipe administrativa do Lar São Vicente de Paulo de Passos (LSVP), por meio da prestação de assessoria de comunicação voluntária. O contrato terá duração de cinco anos.
Segundo a RAE, a formalização dos documentos e apresentação do plano de gestão comunicacional foi realizada durante visita técnica à instituição. Conforme análise e propostas estruturadas pela equipe de estagiárias, o principal objetivo da parceria é dar mais visibilidade ao Lar e melhorar a comunicação com a comunidade passense. A parceria também visa manter a imagem acolhedora da instituição de longa permanência para idosos (ILPI).
Durante a reunião de alinhamento com os gestores do Lar, Patrícia Goulart de Souza e Benatti Zaparoli, os supervisores e estagiários da RAE alinharam as principais ideias, propostas e estratégias do projeto, que também visa fortalecer a credibilidade da organização e conquistar a confiança do público.
De acordo com a enfermeira Patrícia Goulart, responsável técnica e gerente do Lar São Vicente, a expectativa é que a colaboração entre o Lar São Vicente e a Redação Agência Escola possa mostrar para a sociedade que a instituição se dedica amplamente ao bem-estar da população idosa vulnerabilizada.
“Eu espero que a parceria possa nos ajudar a mostrar para a população o que nós somos. A unidade, o bom trabalho que a gente desenvolve aqui no lar. Mostrar que os moradores aqui são muito bem tratados, que as atividades aqui são muito bem desenvolvidas, que os moradores vivem bem e que nossa intenção, a nossa diretriz, é atendê-los com excelência e atender a população idosa de Passos, em especial os idosos que estão em situação de vulnerabilidade social, que não tem familiar”, ressaltou.
Segundo Patrícia, muitas pessoas possuem uma visão estigmatizada sobre a instituição de longa permanência, tratando-a como um hospital psiquiátrico ou como um local precário.
Ela ressaltou a qualidade do gerenciamento do lar, mencionando, ainda, as atividades desenvolvidas diariamente pelos profissionais da equipe multidisciplinar de saúde (fisioterapeuta, enfermeira, psicóloga e nutricionista) em prol da qualidade de vida dos moradores.
“Nós chegamos aqui no Lar e a primeira coisa que nós sentimos foi esse cheiro agradável, um cheiro de limpeza que ficou nítido que o local é impecável!”, comentou Larissa de Aguiar Cavalcanti, jornalista e supervisora técnica da Redação Agência Escola (RAE).
Assim como a equipe de enfermeiros, a nutricionista Fernanda Oliveira mantém contato com os idosos da instituição cotidianamente. Ela afirma que o acompanhamento nutricional é extremamente importante para atender às necessidades e restrições alimentares de cada morador.
De acordo com a profissional, muitos dos idosos atendidos pelo lar vivem com comorbidades como diabetes e pressão alta e, por isso, a supervisão de um nutricionista é fundamental para o bem-estar e controle da saúde do grupo.
A atuação da nutricionista não se restringe ao acompanhamento clínico. Ela diz que a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), que consiste na coordenação da cozinha, supervisão da equipe e realização das compras, é outro setor que promove um exercício muito importante da instituição e que exige muita responsabilidade.
“Então eu gosto muito, tanto da parte clínica, que consiste em acompanhar os pacientes que usam sonda, essas dietas diferenciadas, quanto da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). Então é muito gratificante e eu sou muito feliz de trabalhar aqui”, disse.