B. J. PENHA – A Receita Federal e a Prefeitura de Bom Jesus da Penha inauguram nesta segunda-feira, 26, às 10h, o Ponto de Atendimento Virtual (PAV). A inauguração acontece na prefeitura situada na praça Dom Inácio, nº 200, Centro.
Segundo a Receita, o PAV é uma iniciativa do órgão, em parceria com os municípios que busca oferecer atendimento aos cidadãos em sua própria cidade, sem que precisem se deslocar até as agências e centros de atendimento ao contribuinte da Receita em outras localidades.
De acordo com o órgão, em Bom Jesus da Penha, o PAV funcionará na Sala Mineira do Empreendedor, dentro da prefeitura, disponibilizando serviços como: CPF (inscrição, regularização, alteração), pesquisa de situação fiscal, informações sobre Imposto Territorial Rural (ITR) e Imposto de Renda da Pessoa Física, entre outros.
Conforme informações do delegado da Receita no Sul de Minas, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, em 2022, somente no Sul de Minas foram 14.686 atendimentos realizados pelo PAV, uma economia estimada de R$ 653.886,70 para os contribuintes (considerando valores médios de deslocamento até a unidade da Receita Federal mais próxima). Segundo ele, somando-se às agências e CAC, 90% da população do Sul de Minas possui atendimento presencial da Receita em sua própria cidade.
“Estamos disponibilizando o atendimento da Receita Federal no PAV, evitando que os cidadãos precisem se deslocar até a agência de Guaxupé para serem atendidos. Nosso foco é atender toda a sociedade, mas em relação ao PAV, a principal beneficiada é a população de baixa renda de Bom Jesus da Penha”, disse.
Para o prefeito de Bom Jesus da Penha, Nei André Freire, é satisfatório inaugura o PAV no município. “Poderemos aumentar a capacidade de atendimento local da Receita Federal, disponibilizando o acesso a várias opções de serviços e facilitar o acesso da nossa população, que não precisará mais se deslocar a outros municípios para resolver várias modalidades de demandas”.
“Essa é mais uma iniciativa da nossa gestão em parceria com a Receita, pensando no bem-estar dos nossos munícipes, que com o PAV, não precisarão se deslocar a uma outra unidade de atendimento, podendo ter acesso facilitado a diversos serviços”, disse.
Segundo o vice-prefeito, Miquéias Júnior Alves Madeira, a expectativa é a de que o PAV traga praticidade e comodidade aos cidadãos, bem como, impulsione ainda mais o desenvolvimento econômico de Bom Jesus da Penha.
Estarão presentes na inauguração pela Receita Federal o delegado no Sul de Minas auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa e a chefe da agência da Receita de Guaxupé, Simone Dorinho de Oliveira. Também estará presente o prefeito de Bom Jesus da Penha, Nei André Freire, o vice-prefeito Miquéias Júnior Alves Madeira e outras autoridades locais.