Ícone do site Folhadamanha

Rebeca Andrade se torna a maior medalhista Olímpica do Brasil

Foto: Reprodução

PASSOS – Histórico! Rebeca Andrade se tornou a maior medalhista Olímpica da história do Brasil. Nesta segunda-feira, 5, Rebeca fez sua última participação nos Jogos Olímpicos de Paris na final do solo, desbancando Simone Biles e conquistando a medalha de ouro. Agora, somando Tóquio e Paris, são seis medalhas no total. Na Cidade Luz, a ginasta foi ouro no solo, prata no individual geral e no salto, e bronze por equipes.

Rebeca obteve 14.166 de nota em sua exibição, superando a favorita Simone Biles. A estadunidense que, mais cedo, ficou fora do pódio da trave, assim como a brasileira, alcançou 14.133, sofrendo duas penalidades por pisar fora do tablado de competição. Mesmo assim, conseguiu a medalha de prata. O pódio foi completado por Jordan Chiles, também dos Estados Unidos, com 13.766.

Com as seis medalhas olímpicas, Rebeca Andrade superou Robert Scheidt e Torben Grael, da vela, que somam cinco medalhas em Jogos Olímpicos. A ginasta também já quebrou os recordes de Fofão, do vôlei, e Mayra Aguiar, no judô, que até a edição de Paris lideravam o ranking do Brasil de mulheres com mais medalhas em Jogos, cada uma, com três.

Em Tóquio 2021, Rebeca já havia levado prata no individual geral, se tornando a primeira brasileira a subir ao pódio olímpico na ginástica artística, e ainda levou o ouro no salto.

Completando o ranking dos maiores medalhistas olímpicos do Brasil aparecem Serginho, do vôlei, com 4 medalhas: 2 ouros e 2 pratas, e Isaquias Queiroz, da canoagem, também com 4 medalhas:  1 ouro, 2 pratas e 1 bronze.

Sair da versão mobile