Ézio Santos
PASSOS – O reajuste no valor das mensalidades em escolas da rede privada de Passos para 2025 deve ficar entre 8% e 10%, acima da estimativa da inflação para 2024, que é de 4,38%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Alguns estabelecimentos já decidiram sobre o aumento e até divulgaram de forma extraoficial. Outros devem comunicar hoje ou na próxima semana, e o Colégio Poliedro/Status, só depois de aplicar a prova dia 29 deste mês, e os candidatos com notas mais elevadas terão prioridades nas novas vagas abertas e negociar desconto na mensalidade e até bolsa de estudo.
O diretor administrativo do Status, Diego Piantino Freire Cançado, contou que “as escolas não se baseiam somente na inflação. Temos despesas extras com o consumo elevado da energia elétrica, aumento de 6%, porque todas as salas têm ar-condicionado, de 13% da bandeira vermelha, mais o reajuste dos salários de funcionários e professores divulgado em janeiro, aluguéis e inadimplência. Tudo isso se levar em conta, mas no fechamento do valor da mensalidade leva-se em conta a média de tudo isso”, disse.
Diego afirma que a matéria prima utilizada para fabricar os materiais didáticos é cotada em dólar. Segundo ele, houve aumento de 8,5% na tinta e papel de impressão e outros acessórios escolares, como também dos impostos do setor de serviços aprovados pelo governo. A novidade anunciada pelo diretor é a ampliação da atual sede da unidade Júnior, localizada na rua Santos Dumont, porém com entrada para a travessa Belo Horizonte. O prédio principal fica na avenida Comendador Francisco Avelino Maia, 3.584.
Sobre a estimativa da inflação para este ano, a proprietária e diretora do Colégio Osvaldo Cruz/São Francisco, Creide Ponsancini, concorda com o relato de Diego Piantino. “Também vamos analisar tudo o que ele afirmou. Outro detalhe é que estamos aguardando o posicionamento do nosso sindicato, porque o reajuste da mensalidade segue as leis vigentes do setor educacional em nosso estado e também a nível federal”, aponta.
A diretora Executiva do Colégio Del Rey, Marilia do Nascimento Andrade Souza, disse que estão sob análise a alocação de recursos para a cobertura das despesas orçamentárias, incluindo energia elétrica, água, telefonia, internet dentre outras, até chegar ao percentual de aumento. “Nos próximos dias, será divulgado o índice de reajuste das mensalidades e os responsáveis pelos discentes serão informados imediatamente”, acrescentou.