Destaques Esporte

RÁPIDAS

2 de janeiro de 2024

Foto: Reprodução

Copinha

A maior competição das categorias de base do futebol brasileiro começa nesta quarta-feira. A Copa São Paulo de Futebol Júnior, mais conhecida como Copinha, teve inicío em 1969 e, seguindo até os dias de hoje, só não foi disputada nos anos de 1987 e em 2021. O torneio vai para sua 53ª edição em 2024. Dos clubes da elite, Athletico-PR, Grêmio, Botafogo, São Paulo, Corinthians, Fortaleza, Internacional, Fluminense, Cricíuma e Atlético-GO estreiam amanhã. Os dois maiores de Minas, Cruzeiro e Atlético-MG jogam sua primeira partida somente na quinta.

Olho neles

Não é novidade para os torcedores do futebol nacional que a Copinha sempre revela grandes craques do Brasil. Nesta edição, vale a pena ficar de olho em algumas jovens promessas que podem surgir na elite do futebol nas próximas temporadas. Sendo um dos protagonistas ao título, o Palmeiras conta com mais um atleta de pontecial nesta edição. Trata-se do atacante de 17 anos, Estevão William, considerado o ‘novo Endrick’ do Verdão. Além dele, Lorran, meia ofensivo do Flamengo, é um dos tipos de jogadores que todos gostam de ver. Habilidoso, o garoto deve integrar o profissional do clube da gávea e pode nem jogar as fases finais da competição de base.

Craques passados

A prova de que a Copa São Paulo de Futebol Júnior traz bons frutos para o futebol brasileiro ao longo dos anos são eles. Lembra de craques como Neymar, Gabriel Jesus e Antony? Todos atletas de Seleção Brasileira e todos formados na Copinha. Neymar foi o craque da edição 2009 do torneio e é um dos brasileiros que mais se destacam no futebol europeu nos últimos tempos. Gabriel Jesus, por sua vez, jogou muito na Copinha 2015, subiu para o time principal do Verdão e hoje é atleta de grande porte da Premier League, a liga inglesa. Já Antony, mais novo que os dois primeiros, foi o ‘cara’ da Copinha 2019 e hoje atua no Manchester United, da Inglaterra. Mais recentemente, ainda vale a menção de Endrick, joia palmeirense que já foi vendida para o gigante Real Madrid.

Corinthians

Por falar em Copinha, o Timão é o papa taças da competição de base. O Corinthians tem dez títulos do torneio. Os principais destaques alvinegros nesta edição são o atacante Beto e o volante Bahia. Mas não é só na base que o noticiário ventila no Parque São Jorge. Recentemente um namoro entre Corinthians e Gabigol, ídolo do Flamengo, tem surgido nos jornais. Segundo o portal Meu Timão, o time alvinegro busca um investidor para viabilizar a contratação do atacante. O Flamengo também não acha má ideia negociá-lo. A negociação, porém, segue sendo difícil. Sendo umas das ‘piores’ temporadas de Gabigol, em 2023 o jogador ainda sim atingiu a marca de 20 gols marcados no futebol brasileiro.

Atlético-MG

Rodrigo Caetano, o diretor do Atlético-MG, comentou sobre a possibilidade de Paulinho deixar o clube já em 2024. O atacante foi o artilheiro da Série A do Campeonato Brasileiro e, inclusive, foi convocado para a Seleção Brasileira. Em entrevista ao Sportv, o gestor tranquilizou os torcedores e garantiu a permanência dos craques da equipe para a próxima temporada. Ele afirmou que o assédio de clubes europeus e até mesmo nacionais é grande, mas o Galo fará jogo duro para manter o elenco forte.