Destaques Esporte

RÁPIDAS

30 de dezembro de 2023

Foto: Reprodução

Cruzeiro

Nesta sexta-feira, 28, o Cruzeiro oficializou a saída de quatro jogadores que integraram o elenco profissional nesta temporada: Gabriel Mesquita, Luciano Castán, Nikão e Bruno Rodrigues. O goleiro Gabriel Mesquita, teve apenas um jogo pelo time celeste. Sua única participação ocorreu em 2022, na penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, contra o Novorizontino. Mesquita chegou ao Centro de Treinamento Toca II em abril daquele ano e agora seguirá sua carreira no Operário-PR.

Cruzeiro II

Já confirmado como reforço pelo Sport, o zagueiro Castán enfrentará o desafio de conduzir o Leão da Ilha de volta à série A em 2025. No Cruzeiro, sua atuação foi crucial para que a defesa encerrasse o Brasileirão como a menos vazada, empatando com o Galo. Chegando ao clube em março de 2023, Castán participou de 40 jogos e contribuiu com um gol. Nikão, autor do gol contra o Palmeiras na última rodada da série A , vivenciou momentos de altos e baixos nos 31 jogos em que esteve em campo. Emprestado pelo São Paulo, o jogador retorna ao Tricolor a pedido do técnico Dorival Júnior.

Cruzeiro III

Encerrando a lista, deixa o clube o atacante Bruno Rodrigues, agora adquirido pelo Palmeiras. O jogador firmou contrato com o Porco até o final de 2028, encerrando sua passagem pela Toca II após dois anos de notável desempenho com a camisa celeste. Chegando ao Cruzeiro no segundo semestre de 2022, Bruno desempenhou papel fundamental na bem-sucedida campanha da Série B no mesmo ano. Ao longo deste ano, participou de 49 jogos, anotou 13 gols e contribuiu com sete assistências.

Gil de Ferran

Morreu nesta sexta-feira, 29, aos 56 anos, o ex-piloto brasileiro Gil de Ferran, que fez sucesso no automobilismo entre as décadas de 1990 e 2000, com conquistas como as 500 Milhas de Indianápolis e o bicampeonato da CART, atual Fórmula Indy. Ele sofreu uma parada cardíaca nesta sexta-feira enquanto pilotava no circuito do Concours Club, um clube privado localizado na cidade americana de Opa-Locka, na Flórida. Não houve acidente, pois Ferran passou mal e encostou nos boxes a tempo de ser levado ao hospital com vida, mas não resistiu.

Lázaro

Utilizado como uma espécie de técnico “tapa-buraco” durante a gestão Duílio Monteiro Alves, o analista de desempenho Fernando Lázaro não faz mais parte da comissão técnica do Corinthians. O profissional acertou com o Grêmio, onde será coordenador do setor de Análise e Desenvolvimento do departamento de futebol. Após a saída de Vítor Pereira, o presidente do Corinthians anunciou a efetivação de Fernando Lázaro, até então analista, como treinador para a temporada de 2023. 

Corinthians 

Após a decisão, muito questionada pela torcida, o clube viveu uma temporada de altos e baixos, com eliminação ainda na fase de grupos da Libertadores, nas quartas do Paulistão e quedas nas semifinais da Copa do Brasil e Sul-Americana. Fernando Lázaro ficou no comando do Corinthians por 17 jogos e somou oito vitórias. Após a demissão, ganhou uma vaga na comissão técnica, sendo auxiliar fixo de Cuca, Danilo, Luxemburgo e Mano Menezes.

Atlético

O diretor de futebol do Atlético, Rodrigo Caetano, afirmou que o clube “deixou a desejar” na estrutura do futebol feminino. Segundo o dirigente, o clube busca mais recursos para melhorar a estrutura da categoria feminina e que, a Vila Olímpica, antigo centro de treinamento do time masculino, está sendo reformada para abrigar as Vingadoras, como são conhecidas as jogadoras atleticanas. “Eu penso, e o Atlético também, que podemos ter um recurso melhor destinado à condição das meninas. Sempre que pude, procurei dar o apoio”, disse.

Morumbi

O São Paulo firmou um acordo com a Wtorre que pode mudar bastante um dos estádios mais tradicionais do futebol brasileiro. Segundo o GE, a reforma pode chegar a um custo de R$ 800 milhões, desembolsados pela própria construtora. Em troca, ela poderá explorar a utilização do Morumbi por 30 anos. Dentre as melhorias apresentadas, estão a inclusão de uma cobertura parcial do local. O projeto também inclui um anfiteatro modular para 20 mil pessoas e um estacionamento para dois mil veículos. A previsão para o término da reforma é 2030.