Destaques Esporte

RÁPIDAS

26 de dezembro de 2023

Foto: Reprodução

Bolsa

Em levantamento realizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Passos, em 2023, o “Auxílio Atleta” da prefeitura, criado em parceria com a Câmara Municipal, disponibilizou cerca de R$ 80 mil em viagens para diversas competições, incluindo as interestaduais, através de uma van adquirida para o transporte de equipes amadoras e atletas do esporte especializado. Segundo o secretário Vicente Campeiz, entre maio e dezembro, o veículo rodou cerca de 13 mil quilômetros transportando competidores dos esportes coletivos e individuais.

Competições

Foram promovidos em 2023 os seguintes eventos: copas Cinquentão de Futebol, Indústria e Comércio de futsal, Minas de jiu Jitsu, Difusão de basquete masculino, Revelar de futebol/base, Fight de boxe muay thai, dos Servidores municipais de soçaite e beach tennis; etapas do Jemg, Pedal Mineiro; Mineiro de futsal feminino sub-17, de handebol infantil masculino; Tico, Agita Sabiá, Festival de Mini-Handebol, Taça Amizade de futebol, Circuito Regional de basquete feminino/base, Regional de Team Penning, Passos Skate Fest, Minimaratona e o Varziano de futebol.

Atlético

O Vasco acertou a contratação de Paulo Henrique, do Atlético. O lateral estava emprestado ao clube carioca até o fim desta temporada e foi adquirido em definitivo. O defensor teve papel decisivo na permanência do Cruzmaltino na Série A do Campeonato Brasileiro, pois foi dele o passe do gol da vitória sobre o Red Bull Bragantino na última rodada do torneio. Ao todo, são 16 partidas pela equipe sendo 10 como titular. Paulo Henrique tem 27 anos e foi revelado pelas categorias de base do Londrina e chegou ao Galo em 2022.

Cruzeiro

O Cruzeiro fez uma proposta para o meio-campista Lorenzo Faravelli, do Independiente del Valle. No entanto, o jogador de 30 anos recusou a ofensiva celeste e aceitou uma oferta do Cruz Azul, do México. De acordo com o jornalista César Luiz Merlo, Faravelli assinará por três anos com o Cruz Azul. O Cruzeiro segue no mercado em busca de reforços. Faravelli foi revelado nas categorias de base do Newell´s Old Boys. Ele foi emprestado ao Unión Española, do Chile, mas voltou ao time de Rosário. Depois, passou por Gimnasia e Huracán, até chegar ao Independiente del Valle.

Santos

O presidente Marcelo Teixeira e a comissão técnica do Santos continuam reduzindo a folha salarial para a chegada dos reforços para 2024. Nesta terça-feira, 26, o clube oficializou que está acertando o empréstimo do ala-direito/ponta Lucas Braga para o Shimizu S-Pulse, do Japão, abrindo espaço para a chegada de Aderlan, do Red Bull Bragantino. Lucas Braga chegou a ser oferecido ao Corinthians, em uma troca que envolveria o goleiro Ivan. O Santos estava com medo de perder João Paulo e acabou abrindo negociações com o arquirrival para ter um novo camisa 1.

Pedrinho

O Santos encaminhou a contratação de Pedrinho. O atacante pertence ao Lokomotiv, da Rússia, e deve chegar por empréstimo. O jogador de 24 anos vestiu a camisa do América na temporada 2023. Foram 22 jogos e três bolas na rede. Essa, aliás, foi a segunda passagem dele pelo Coelho. Ao todo, são 46 embates e oito gols pela equipe. Pedrinho defendeu o São Paulo no começo do ano, mas ficou marcado por uma polêmica. Ele foi denunciado por agressão pela namorada. O caso acabou resultando na rescisão do contrato com o Tricolor, no final de abril.

Augusto Melo

Eleito presidente do Corinthians, Augusto Melo usou sua campanha para falar em montar um grande time para 2024 sob a garantia que a equipe voltaria a disputar títulos. Ainda sem anunciar um nome de peso, o dirigente respondeu a torcedores nas redes sociais garantindo que o ‘presente de Natal’ será divulgado no dia 2 de janeiro, quando ele assume o clube. Muitos corintianos andam irritados com Augusto Melo pelo fato de ele dar muitas entrevistas prometendo grandes nomes e não fechando com ninguém.

Corinthians

O nome mais badalado é o de Gabigol, mas o Corinthians está encontrando enorme resistência dos cariocas para tirá-lo do Flamengo. O rubro-negro, por sinal, já está em negociações adiantadas com o lateral Viña, da Roma e ex-Palmeiras, outro nome que figurava nos planos de Melo. Além de anunciar as saídas de Gil, Giuliano e Renato Augusto – Cantillo também não ficará -, o Corinthians vendeu Felipe Augusto para a Bélgica e deu adeus a Pedro, negociado com o Zenit. Já as chegadas estão em ritmo extremamente lento.